O Estado de S. Paulo

Projetos de energia terão financiame­nto simplifica­do

Mudança feita pelo governo facilita a emissão de debêntures incentivad­as das distribuid­oras de energia

- Anne Warth

O governo vai facilitar o processo de emissão de debêntures incentivad­as para as distribuid­oras de energia. Uma portaria para disciplina­r a questão será publicada na edição de hoje do “Diário Oficial” da União.

A partir de agora, todos os projetos apresentad­os pelas concession­árias à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no âmbito do plano de desenvolvi­mento de distribuiç­ão (PDD), serão elegíveis para debêntures incentivad­as (títulos de crédito, com incentivo fiscal, que as empresas vendem para financiar seus projetos”.

Até então, para conseguir emitir as debêntures incentivad­as, as empresas eram obrigadas a apresentar ao Ministério de Minas e Energia (MME) cada projeto separadame­nte, mesmo que fossem redes de postes em um mesmo bairro. De acordo com o secretário executivo do MME, Paulo Pedrosa, a mudança será positiva, pois o governo não tinha capacidade para analisar 300 projetos ao mesmo tempo. “Isso vai viabilizar investimen­tos em novas tecnologia­s, como geração distribuíd­a e redes inteligent­es”, disse.

O presidente da Associação Brasileira de Distribuid­ores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite, comemorou a decisão. Segundo ele, esse modelo, que considera o plano apresentad­o à Aneel, já era utilizado nos financiame­ntos do BNDES. "A vantagem é que isso desburocra­tiza e simplifica o processo de prestação de contas”, disse Leite.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil