O Estado de S. Paulo

Cemitério tem hoje teatro pocket

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Ocemitério em questão é o teatro, que fique claro, Cemitério de Automóveis, na rua Frei Caneca. É ali que volta ao cartaz, a partir das 21h de hoje, mais uma edição do Quinta em Cena, com curadoria de Lucas Mayor. Quem abre os trabalhos é o diretor e dramaturgo Pedro Machado Granato, que coloca no palco minúsculo do Cemitério 11 atores para a cena Demissão. Vem seguida de Gatsby, do próprio Mayor, com Maria Manoella e Ernani Sanchez, dirigidos por Diego Moschkovic­h. E a noite fecha com uma cena da dramaturga Carla Kinzo, Super 8, com Fernanda Viacava e Rodrigo Sanches, dirigidos por Cristiano Burlan. Na quinta da próxima semana terá repeteco. VAMP TEM DATA MARCADA Preparem seus pescocinho­s alvos e tenros. O musical Vamp, protagoniz­ada por Ney Latorraca e Claudia Ohana, chega do Rio para uma temporada no Teatro Sérgio Cardoso em setembro. Fica em cartaz até o fim do ano. O musical é inspirado na novela global homônima, de 1991, e deve rechear o teatrão de balzaquian­os e balzaquian­as que, à época da novela, eram meras criancinha­s.

GUARANI É PAULISTANO E hoje estreia a peça Nhanhomoir­umba: Um Panfleto-Esquiva, com os alunos da 67.ª turma da Escola de Arte Dramática (EAD), da Universida­de de São Paulo. É inspirada em textos de Ailton Krenak, Eduardo Viveiros de Castro e Davi Kopenawa, entre outros, e parte também da convivênci­a do grupo com os índios guaranis da zona Sul de São Paulo (foto acima). Fica em cartaz de hoje até o dia 23 de julho, de quinta-feira a sábado às 21h, domingo às 20h, na Sala Alfredo Mesquita, no Prédio da Reitoria. A direção é de José Fernando Peixoto de Azevedo. Nestes tempos de política sombria vale saber. Atrizes e atores pediram para a liderança guarani traduzir para o guarani a palavra “aliança”. Resultado: é aquilo que eu e você decidimos fazer juntos, e fazemos, como amigos. Sim, todos entendemos bem: amigos. SANTOS NO TOPO O balneário paulista tem tradição teatral, desde antes do tempo de Plínio Marcos e Sérgio Mamberti. E a partir deste sábado recebe a Mostra Performatu­s#2, no Sesc Santos, entre 1.º e 9 de julho. São produções de oito países em 41 apresentaç­ões, com a participaç­ão de artistas como Carlos Martiel (Cuba) e Miguel Bonneville (Portugal). Vale o passeio.

TEMPOS DE FARTURA CRIATIVA NA ESCOLA

O filme 13 Andares é resultado de um curso ministrado por Eliana Fonseca – Atuação para Câmera – para os alunos com estreia ainda este ano. Para o diretor da EAD, José Fernando Peixoto de Azevedo, o fato de a escola proporcion­ar para os alunos a possibilid­ade de atuar em um filme é muito positivo e ainda ajuda crianças carentes.

 ?? JOSÉ FERNANDO PEIXOTO DE AZEVEDO ??
JOSÉ FERNANDO PEIXOTO DE AZEVEDO
 ?? VITOR OTSUKA ?? ‘Demissão’. Um dos 11
VITOR OTSUKA ‘Demissão’. Um dos 11
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil