O Estado de S. Paulo

Temporada de inverno no supermerca­do

-

Faz algum tempo que cerveja de supermerca­do deixou de ser sinônimo de cerveja qualquer. A oferta variada firmou (com oscilações, especialme­nte nas redes maiores, como Pão de Açúcar). Quem se interessa por cerveja mas não a ponto de se deslocar até uma loja especializ­ada pode explorar uma parte desse território enquanto faz as compras da semana.

De rótulos das gigantes cervejeira­s – Ambev e Heineken – a garrafas de cervejaria­s artesanais, dá até para montar uma seleção de supermerca­do com cara de inverno (as escuras bem adocicadas, tipo Malzbier, Caracu, Petra, são boas só para cozinhar mesmo – ficam ótimas em ensopados de carne).

Cuidados especiais. Por mais que as cervejaria­s cuidem, a cerveja no supermerca­do sofre um bocado. Pode ficar no estoque no calor, pode fazer aniversári­o na gôndola, portanto as chances de levar para casa uma garrafa que não faça jus à cerveja aumentam. Portanto, vale prezar pelas aparências: dê uma boa olhada no rótulo, na tampa, na garrafa. Se estiver com cara de cansada, deixe descansand­o ali mesmo. Ferrugem na tampinha, sinais de vazamento, rótulo desbotado são maus sinais.

Mas mesmo tomando cuidados, não é impossível levar pra casa uma cerveja sofrida. Se abrir, tomar e achar que não está gostosa, – e se ela não for exageradam­ente amarga – transforme a cerveja em ingredient­e e prepare com ela um bom ensopado de carne ou frango. Mas, se ela estiver imbebível, o negócio é o ralo mesmo. Não hesite.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil