O Estado de S. Paulo

Santos obtém vitória heroica no jogo dos pênaltis perdidos

Com o goleiro Vanderlei machucado na parte final da partida, time supera o Atlético-MG com gol de falta nos acréscimos

-

Vanderlei teve uma noite emblemátic­a ontem, na partida com o Atlético Mineiro. Pegou pênalti, sofreu contusão e terminou o jogo no sacrifício. Foi o grande nome da vitória do Santos por 1 a 0, no Estádio Independên­cia. Victor também defendeu pênalti, mas não pôde impedir o gol do triunfo já aos 48 do segundo tempo, feito de falta por Daniel Guedes.

O resultado colocou o Santos na vice-liderança provisória da competição, agora com 23 pontos, seis na frente do Atlético.

Sem contar com Copete, Lucas Lima, Ricardo Oliveira, Vitor Bueno e Zeca, entre outros desfalques, o Santos entrou em campo com postura defensiva, apostando nos contra-ataques. O Atlético “aceitou’’ a proposta e pressionou bastante nos minutos iniciais.

Apesar da pressão, o Santos mantinha-se fiel à proposta arquitetad­a por Levir Culpi. E teve grande chance aos 28 minutos, quando Bruno Henrique recebeu dentro da área e foi derrubado por Marcos Rocha. Kayke pegou a bola e foi com confiança cobrar o pênalti. Bateu no canto esquerdo, à meia altura, sem força. Fácil para o goleiro Victor, que já defendera outras duas cobranças na competição.

O ritmo do jogo nos minutos finais da etapa foi alucinante. Mesmo depois de perder o pênalti, o Santos não desanimou e quase abriu o placar aos 43, quando Bruno Henrique fez outra boa jogada e cruzou para Kayke.

A resposta do time mineiro foi quase imediata: Cazares ganhou na corrida de Leandro Donizete, foi derrubado e o árbitro marcou pênalti. Artilheiro do Atlético, Fred foi para a cobrança. Bateu muito mal, rasteiro, sem força. Vanderlei defendeu e, no rebote, a zaga do time mineiro acabou com o perigo.

Os centroavan­tes vacilavam sucessivam­ente na noite dos goleiros.

Pouca coisa mudou no segundo tempo. As duas equipes se mantinham concentrad­as em suas propostas iniciais e criavam boas chances. Com Valdívia no lugar de Yago, o Atlético Mineiro aumentou a pressão – e seguia esbarrando em outra grande atuação de Vanderlei. O Santos, sempre fiel aos contraataq­ues, pecava na falta de pontaria.

Na parte final do jogo, após o time paulista ter feito as três substituiç­ões, Vanderlei ainda sofreu uma lesão, chegou a chorar de dor, e precisou terminar o jogo no sacrifício.

E aos 48 minutos (a etapa teve 10 de acréscimo), quando o empate parecia que prevalecer­ia, Daniel Guedes cobrou falta com perfeição, assegurou o bom triunfo do Santos e coroou a atuação de seu goleiro, que terminou o duelo mancando.

 ?? ANDRÉ YANCKOUS/AGIF ?? Glória e drama. Vanderlei pegou pênalti antes de ter lesão
ANDRÉ YANCKOUS/AGIF Glória e drama. Vanderlei pegou pênalti antes de ter lesão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil