O Estado de S. Paulo

Juiz peruano ordena prisão preventiva de ex-presidente Humala

Ex-chefe de Estado do Peru é acusado de lavagem de dinheiro em escândalo de doações irregulare­s da Odebrecht

-

Um juiz ordenou ontem que o ex-presidente peruano Ollanta Humala e sua mulher, Nadine Heredia, cumpram 18 meses de prisão preventiva. O casal é acusado pela Procurador­ia de lavagem de dinheiro envolvendo doações irregulare­s de campanha da Odebrecht.

“Defiro o requerimen­to contra Ollanta Humala e Nadine Heredia e, em consequênc­ia, imponho mandado de detenção contra os investigad­os pelo prazo de 18 meses pelo crime de lavagem de dinheiro”, anunciou o juiz Richard Concepción Carhuancho.

Segundo o Ministério Público, que se baseia nas delações feitas pelo empresário Marcelo Odebrecht à Operação Lava Jato, que foram repassadas à procurador­ia peruana, o casal recebeu US$ 3 milhões para a campanha de 2011. A decisão foi tomada em meio ao aumento da tensão política entre o presidente Pedro Pablo Kuczynski e a líder da oposição, Keiko Fujimori, que tem a maior bancada no Parlamento.

Humala e Nadine são acusados de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Segundo fontes do MP peruano, além da delação do empresário brasileiro, há outros testemunho­s que comprovam a entrega de dinheiro ao casal.

Humala negou ter recebido doações da Odebrecht e disse ser vítima de perseguiçã­o política, após saber do pedido de prisão preventiva contra ele e sua mulher. Ele descartou a possibilid­ade de pedir asilo político e acusou o Ministério Público de ceder a uma pressão. “Dá a impressão de que querem ficar bem com algum setor da imprensa ou com o Congresso”, disse Humala, em referência ao Parlamento, dominado pelo partido de Keiko.

A Odebrecht diz ter pago US$ 29 milhões em subornos no Peru nos governos de Ollanta Humala, Alejandro Toledo e Alan García. Toledo teve a prisão pedida pela polícia e tem contra si um pedido de extradição. Ele está na lista dos criminosos mais procurados do Peru e estaria, segundo informaçõe­s da imprensa peruana, vivendo em Paris com sua mulher, Eliane Karp.

O presidente Kuczynski também tem seu nome ligado ao escândalo Odebrecht por ter sido Ministro da Economia no governo de Toledo, um dos principais destinatár­ios da propina da empresa brasileira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil