O Estado de S. Paulo

Advogado pede mesmos benefícios de Fujimori em prisão

Humala ficará no presídio onde o ex-chefe de Estado tem cela de 800 metros quadrados, cozinha e sala de pintura

- / AFP e EFE

O advogado de Nadine Heredia, o ex-ministro do Interior peruano Wilfredo Pedraza, pediu ontem que seja concedido a sua cliente e ao marido dela, o expresiden­te Ollanta Humala, tratamento similar ao dado ao expresiden­te Alberto Fujimori (1990-2000), condenado a 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade.

Humala foi enviado ontem à prisão da Direção de Operações Especiais da Polícia Nacional, o mesmo presídio em que desde 2009 está Fujimori, contra quem ele se rebelou sem sucesso em 2000, quando era militar. Fujimori tem atendiment­o médico permanente e ocupa um área de 800 m², com sala de visita, cozinha e sala de pintura. Nesse amplo espaço ele também se dedica à jardinagem. O ex-presidente tinha um telefone para falar com a família, mas o benefício foi suspenso pelas constantes ligações à imprensa.

Nadine foi enviada à prisão feminina Virgem de Fátima, em Lima. “Peço à ministra da Justiça e ao presidente do Inpe (Instituto Nacional Penitenciá­rio) que haja pelo menos um tratamento equilibrad­o com o de outro ex-presidente”, disse Pedraza. “Eles estão bem de ânimo, fortalecid­os pela decisão de submeter-se à Justiça. Quantos políticos no Peru são capazes disso?”, questionou o advogado.

O casal, que tem três filhos, passou a noite de quinta-feira na carceragem do Palácio de Justiça após se entregar logo após o juiz determinar 18 meses de prisão preventiva pela acusação de lavagem de dinheiro de doações ilegais feitas pela Odebrecht. Humala e Nadine foram fotografad­os sorrindo ontem ao partir para os presídios.

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, disse esperar que o processo contra Humala e Nadine transcorra de forma rápida e transparen­te. “Só peço que seja rápido, porque a prisão preventiva é um tema bastante discutível.” Ele também considerou “uma situação trágica e lamentável” para a imagem do Peru ter três ex-presidente­s com graves problemas com a Justiça. Kuczynski pode ser atingido pelas denúncias por ter sido ministro da Economia de Alejandro Toledo, que teve ordem de prisão emitida e vive nos EUA.

 ?? ERNESTO ARIAS/EFE ?? Transferên­cia. Humala ficará na mesma prisão que desafeto
ERNESTO ARIAS/EFE Transferên­cia. Humala ficará na mesma prisão que desafeto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil