O Estado de S. Paulo

Detran-SP incentiva ‘sorrisão’ em carteira de motorista

Em Minas, foto assim na CNH só foi aceita após insistênci­a; história motivou campanha de órgão de trânsito paulista

-

Sorrir na foto da Carteira Nacional de Habilitaçã­o (CNH) é permitido? O Departamen­to Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) não só confirmou que sim, como criou uma campanha nas redes sociais para lembrar que não há problema nenhum nisso.

A iniciativa é uma resposta à polêmica que envolveu o fotógrafo mineiro Lipe Borges, que relatou em seu Facebook no último dia 3 que a secretária e a dona de uma clínica em Sete Lagoas, na Grande Belo Horizonte, tentaram impedi-lo de sorrir ao renovar a CNH. De acordo com ele, seu sorriso só foi permitido após muita insistênci­a.

O fotógrafo conta que não imaginava a repercussã­o. Ele diz só ter publicado sobre o episódio para que seus amigos pudessem divertir-se com a situação. “Meu pai é dentista e, desde pequeno, escutava ele falar

que nós temos no mínimo 32 motivos para sorrir. Eu sempre levei isso para a minha vida. Por isso, quando sentei para fazer a foto, já estava sorrindo.”

Borges conta que, ao questionar o motivo pelo qual não poderia sorrir, a secretária ficou surpresa. “As pessoas estão pouco acostumada­s a questionar. Muitas vezes seguimos algumas regras e comportame­ntos de forma automática, sem nem saber o motivo real para que elas tenham sido criadas. Nós temos de ser mais contestado­res.”

Ele conta que esse é seu primeiro documento com uma fotografia sorridente e espera que outras pessoas sigam o seu exemplo. “O sorriso cria uma conexão entre seres humanos. Não consigo ver um motivo para sermos impedidos de sorrir”, afirma.

Campanha. O órgão de trânsito paulista usou a hashtag #CNHLacrado­ra e sugeriu que motoristas enviassem suas fotos da carteira com sorriso. A regra não é nova, mas o Detran aproveitou o caso para esclarecer as dúvidas sobre o assunto.

Mensalment­e, o Detran-SP emite cerca de 500 mil CNHs em todo o Estado. A foto é tirada na hora, na própria unidade de atendiment­o./I.P.

 ?? FILIPE BORGES ?? Documento. Caso de Borges repercutiu nas redes sociais
FILIPE BORGES Documento. Caso de Borges repercutiu nas redes sociais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil