O Estado de S. Paulo

‘PREÇO DOS SERVIÇOS SÃO NEGOCIADOS COM CLIENTE’

Plataforma­s realizam rigoroso processo seletivo entre os interessad­os em efetuar cadastro para atuarem com entrega ou suporte técnico

-

Fundador e CEO da plataforma de entrega colaborati­va Eu Entrego, lançada em maio de 2016, João Paulo Camargo estima que fechará este ano totalizand­o 800 mil entregas efetuadas. “Estamos com 20 mil pessoas/entregador­es cadastrado­s e nossa base conta com sete mil clientes ativos”, diz.

Segundo ele, 80% do valor do serviço fica para o entregador e 20% vai para a plataforma. O pagamento é debitado no cartão de crédito cadastrado pelo cliente.

“Quando o cliente dispara a demanda, a ferramenta de geolocaliz­ação do aplicativo identifica quais entregador­es estão na região. Nessa hora, os entregador­es negociam o valor do frete com o cliente, que define quanto vai pagar pelo serviço. No final, o entregador é avaliado e recebe de uma a cinco estrelas”, diz Camargo.

O idealizado­r da plataforma Nerd2.me que oferece serviço de suporte técnico para ensinar as pessoas a usarem aparelhos como notebook e iPhone, José Alves Braga Neto, também pretende inovar na forma de cobrar os serviços.

“No momento, estamos trabalhand­o com preço homem/hora, mas queremos chegar a um ponto em que o preço será definido por leilão. A grande virada disruptiva do negócio irá ocorrer nesse momento.”

Braga Neto conta que o nerd fica com 70% do valor pago pelo cliente e a plataforma com 30%. “Atualmente, 232 profission­ais de TI estão cadastrado­s na plataforma que, inicialmen­te, está disponível apenas na cidade de São Paulo. Nossa ideia, porém, é expandir para outras capitais do País”, afirma.

Homens, na faixa dos 35 anos, são os que mais procuram o serviço com foco em notebook. “Mas já atendemos um senhor de 89 anos que ganhou um smartphone e queria aprender a usar WhatsApp, Instagram, Facebook, entre outros aplicativo­s”, conta.

Na Eu entrego, o foco principal são as lojas virtuais. “Temos uma integração oficial com o Mercado Livre. Todos os lojistas que comerciali­zam na plataforma usam nossa rede para fazer as entregas. Tanto a Juliana Flores quanto a Flores Online utilizam nossa rede pela necessidad­e de que a entrega ocorra no mesmo dia”, conta Camargo.

O empresário afirma que faz seleção rigorosa antes de aceitar o cadastrame­nto de entregador­es. “Avaliamos toda a documentaç­ão e o perfil nas redes sociais.”

Segundo ele, entre os entregador­es cadastrado­s estão aposentado­s, universitá­rios que utilizam ônibus ou bike para fazer o serviço, taxistas, motoristas do Uber, motociclis­tas e jornaleiro­s que fazem entregas à pé na avenida Paulista.

Na Nerd2.me o processo de seleção também é rigoroso e inclui entrevista presencial. “Eles também têm de assinar e seguir nosso código de conduta que tem 14 páginas”, conta Braga Neto.

 ?? TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO ?? Foco. Camargo atende, principalm­ente, e-commerce
TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO Foco. Camargo atende, principalm­ente, e-commerce

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil