O Estado de S. Paulo

Fórum dos Leitores

-

POLÍTICOS X POVO Bons e maus exemplos

Li duas notícias no Estadão de sábado que me fizeram refletir sobre a índole e o caráter de cada um dos personagen­s citados: na página A4, sobre o deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da reforma política; e na A19, sobre o chef Edison Leitte, nascido na periferia pobre de São Paulo. Um, advogado e comerciant­e, recebeu votos dos cidadãos, mas não os representa, mesmo ganhando muito para isso. Está mais preocupado em achar alternativ­as para livrar os maus políticos, seus pares, da Justiça. O outro não tem título universitá­rio, nunca recebeu votos de ninguém e renunciou a empregos em que ganharia muito mais para, generosame­nte, ajudar os abandonado­s pelo primeiro e seus pares. A boa índole e o bom caráter, caracterís­ticas que não existem na maioria dos nossos políticos, é que podem fazer toda a diferença para o nosso país! DARCY MARTINO

darcymarti­no@hotmail.com São Paulo

Ainda há esperança

Parabéns ao chef Leitte, um exemplo para todos os brasileiro­s e um tapa na cara desses pseudopolí­ticos que consomem nosso dinheiro em projetos e gestões que beneficiam somente a eles e seus protegidos. Obrigado, chef Leitte, pelo resquício de esperança que nos está doando.

HONYLDO R. PEREIRA PINTO

honyldo@gmail.com Ribeirão Preto

Manobras sujas

Cuidados com os deputados Vicente Cândido e Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG)! Não bastasse tudo a que assistimos na última semana, agora, de forma malandra, o petista Vicente Cândido quer mudar a lei para salvar políticos de serem detidos nos oito meses anteriores a eleições – hoje são 15 dias. E o cara de pau diz não ser para salvar a pele do Lula, mas blindar todos os políticos de abusos da Justiça que a “classe” tem enfrentado. O Cardoso de Minas propõe mudar os cálculos dos devedores do Refis, programa do governo federal para facilitar o pagamento de dívidas de políticos e empresário­s irresponsá­veis, que reduziria o recebiment­o previsto de cerca de R$ 13 bilhões para em torno de R$ 400 milhões. Passa da hora de chutar tipos como esses das folgadas poltronas brasiliens­es.

LAÉRCIO ZANNINI

spettro@uol.com.br Garça

O escândalo do Refis

Gostaria de saber se é verdade que o deputado Newton Cardoso Jr., relator do Refis, é mesmo diretament­e beneficiad­o em dezenas de milhões de reais pelas alterações que propôs. Nesse caso, ele poderia ser o relator? E não deveria ser julgado por quebra do decoro parlamenta­r?

SHIRLEY SCHREIER

schreier@iq.usp.br São Paulo

Muito descaramen­to

O deputado Vicente Cândido deveria ser mais transparen­te na emenda para blindar Lula: “Nenhum candidato petista poderá ser preso enquanto filiado à legenda”. Essa redação deixaria mais clara a tendência deliquenci­al dos seus filiados, protegendo até os que ainda não tiveram oportunida­de de delinquir.

JOSÉ ED. BANDEIRA DE MELLO

josedumell­o@gmail.com Itu

Pouca-vergonha

Só faltava mais esta do PT... Oito meses! Preservaçã­o deles, os acusados! Não sei o que mais me falta ver nos meus 73 anos. É muita desfaçatez, muita sem-vergonhice. E com aqueles olhinhos “cândidos”... Ah, ah, ah, ah!

RICARDO RUIVO MUNIZ

ricmuniz45@icloud.com São Paulo

O rato e o queijo

Reforma política com relator petista é o mesmo que reforma da segurança pública com relator do PCC.

VAGNER RICCIARDI

vb.ricciardi@gmail.com São Vicente

‘Bessias’

Quem propugna pela própria inocência não prepara antecipada­mente rotas de fuga para um cenário de condenação. Vicente Cândido é o “Bessias” da vez.

CLAUDIO JUCHEM cjuchem@gmail.com São Paulo

Esperneio

A condenação em segunda instância de Lula é líquida e certa até para os petistas. A prova maior é a tal emenda Lula, para blindá-lo em caso de condenação. O esperneio começou cedo e vai continuar. A Justiça é cega, mas vê com clareza os crimes cometidos pelo líder petista.

J. A. MULLER

josealcide­smuller@hotmail.com Avaré

GESTÃO DORIA Plano de Metas

Excelente editorial sobre o Plano de Metas do prefeito João Doria Jr. (15/7, A3). Elogia a parte boa e ilumina a grande falha da nova gestão, que é a insustentá­vel manutenção da tarifa de ônibus. Não cabe mais esse modelo

de gestão pública que com uma suposta solução cria diversos outros problemas. O PL 404/17, da desestatiz­ação, tem esse pecado original. Apresenta parâmetros gerais sobre áreas passíveis de privatizaç­ão e nominalmen­te destaca uma única, a melhor delas, que são os 50 mil metros quadrados que abrigam a Prefeitura Regional de Pinheiros e a CET, na beira da Marginal Pinheiros e atendida por todos os modais de transporte de massa: trem, metrô e ônibus. Vender para fazer caixa e gastar os recursos com passivos criados por promessas mal calculadas é outro erro crasso, que gera novos passivos, uma bola de neve. Lembrando que a região de Pinheiros tem 300 mil habitantes e população flutuante que chega a 2 milhões de pessoas, a melhor solução para a área é destiná-la à habitação popular via parceria público-privada, no mesmo modelo do bemsucedid­o Complexo Júlio Prestes, na Nova Luz, conforme exposto na reunião ordinária do Conselho Participat­ivo Municipal de Pinheiros do dia 13/7/17.

LÉO COUTINHO

leo.coutinho@uol.com.br São Paulo

‘Semáforos e buracos’

Aplaudo o editorial de 14/7 sobre a cidade de São Paulo. Sem demérito do que tem sido feito de positivo, continuamo­s, principalm­ente na zona sul, com enormes crateras e semáforos apagados, inclusive nos fins de semana. Afora isso, na 23 de Maio há trechos irregulare­s e grades destruídas, há meses sem conserto. Não adianta simplesmen­te embelezar, se a infraestru­tura está carente e sem manutenção adequada. E mais: as milionária­s multas deveriam ser usadas em prol da cidade, e não para pagar seus agentes, que lançam a rodo as infrações em autobenefí­cio.

YVETTE KFOURI ABRÃO

abraoc@uol.com.br São Paulo

“Pois é, no pensar do sr. Vicente Cândido (PT-SP) todo Lula merece uma Lei Fleury...”

PAULO BOCCATO / TAQUARITIN­GA, SOBRE A DESESPERAD­A TENTATIVA DE GARANTIR A IMPUNIDADE DO MAIS HONESTO pofboccato@yahoo.com.br

“Concordari­a com a emenda Lula se houvesse alguma chance de o próprio se emendar um dia” EDUARDO AUGUSTO DELGADO FILHO / CAMPINAS, IDEM eadelgadof­ilho@gmail.com

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil