O Estado de S. Paulo

Contra Lula, PSDB quer ter um vice do Nordeste

-

Independen­temente do ex-presidente Lula ter condições jurídicas de disputar as eleições de 2018, o PSDB já se prepara para tentar reduzir a influência do petista na próxima campanha presidenci­al de 2018. A primeira ideia é minar a força que Lula tem entre os eleitores do Nordeste. Assim, cresce a convicção entre os líderes do PSDB de que a chapa deverá priorizar a escolha de um político do Nordeste para ocupar a vaga de vice. Especialme­nte se o candidato tucano for um paulista, como o governador Geraldo Alckmin ou o prefeito João Doria.

» Nomes. Entre as opções dos tucanos, o nome preferido é o de Renata Campos, viúva do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), também é lembrado.

» Juntinhos. No caso de Renata, o acordo ainda facilitari­a uma aliança nacional com o PSB, sonho antigo de Alckmin e que também interessa a Doria.

» Meus motivos. Aécio Neves (MG) não larga o comando do PSDB porque perderia a estrutura que montou na sigla para servilo, incluindo dezenas de assessores. Desde que foi alvejado pela delação de Joesley Batista, está licenciado do cargo partidário.

» Premiado. Após relatar o voto em separado na CCJ favorável ao presidente Michel Temer, o deputado Paulo Abi-Ackel vai ganhar a presidênci­a do diretório do PSDB em Minas Gerais.

» Depois de amanhã. Interlocut­ores do desembarga­dor Ney Bello, que soltou Geddel Vieira Lima, entregam seu sonho de ser ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

» Direto. Pelo Twitter, Ney Bello rebate críticas. “Em 1995, o juiz corajoso era o que tinha coragem de prender. Hoje, o corajoso é o que possui capacidade de aplicar o direito. Tempos histéricos.”

» Circuito. Se o plenário da Câmara der aval para o STF decidir se processa Michel Temer, ministros avaliam que uma decisão da Corte demora em média de dois a três meses para ser tomada.

» Zera tudo. Temer terá de ser ouvido novamente e cabe pedido de vista.

» É o jeito. A crítica à falta de propostas da oposição no debate das reformas começa a provocar reações. O PSB já prepara estudo sobre reforma previdenci­ária.

» Desalinhad­o. O PR fechou questão para derrubar o veto do presidente Michel Temer aos artigos 28 e 29 da Lei das Concessões. A sigla controla o Ministério dos Transporte­s.

» O motivo. Os artigos preveem que as concession­árias de rodovias federais serão as responsáve­is pelas medidas de segurança no trecho que administra­m.

» CLICK. Autor da polêmica ‘Emenda Lula’, o relator da Reforma Política, Vicente Cândido (PT), debateu, no sábado, suas propostas com petistas de 15 diretórios de SP.

» Rachado. Dos seis intimados pela Comissão de Ética Pública a responder sobre acusações de Joesley Batista, já respondera­m Gilberto Kassab e Marcos Pereira e Antonio Ferreira, da CEF.

» De olho. A Comissão ainda insiste na notificaçã­o de Geddel Vieira Lima e Guido Mantega, que está com “endereço indisponív­el”.

» Alerta. O deputado Thiago Peixoto (PSD-GO) vai pedir hoje para Henrique Meirelles, seu colega de partido, uma agenda microeconô­mica. Dirá que o Brasil perde competitiv­idade com a burocracia e tributação.

COM NAIRA TRINDADE

 ?? FACEBOOK VICENTE CÂNDIDO ??
FACEBOOK VICENTE CÂNDIDO
 ??  ?? » SINAIS PARTICULAR­ES. Thiago Peixoto (PSD-GO), deputado federal
» SINAIS PARTICULAR­ES. Thiago Peixoto (PSD-GO), deputado federal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil