O Estado de S. Paulo

Temer diz que manterá os ministros tucanos

- ANDREZA MATAIS MARCELO DE MORAES COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Opresident­e Michel Temer não vai retirar ministério­s ou cargos dos tucanos, apesar de o PSDB demonstrar cada vez menos fidelidade ao seu governo. Em busca de votos para derrubar a denúncia apresentad­a pela PGR contra ele, o presidente avisou aos aliados que não vai punir os tucanos. Até porque avalia que os quatro ministros do partido estão completame­nte alinhados com as posições do Palácio do Planalto. Fragilizad­o politicame­nte e precisando tirar a denúncia da PGR do seu caminho, o presidente não quer briga com nenhum aliado.

» Vem comigo. A aliados, Michel Temer avisa: não vai tirar cargos de traidores. Pelo contrário, o momento é de reaproxima­ção. A estratégia é chamar para conversar e reunificar a base.

» Vem cá. Na intenção de melhorar o clima e desfazer qualquer animosidad­e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente Michel Temer mandou chamar caciques do PSDB e do DEM para reuniões esta semana no Palácio do Planalto.

» Joga junto. Temer quer que ministros dos dois partidos atuem numa força-tarefa para aparar as arestas na relação com Maia.

» Vou pra casa. Autor da polêmica “Emenda Lula”, Vicente Cândido diz que não será beneficiad­o pela proposta que proíbe prisões de candidatos oito meses antes da eleição porque decidiu que não vai mais disputar o pleito de 2018.

» Frustração. Vicente Cândido diz que está decepciona­do por não conseguir mudar as regras para as caras campanhas. Em tempo, Cândido também diz não ter quórum para recuar da “Emenda Lula”.

» Como um relâmpago. Foi expressa a passagem pelo Senado de Gilberto Carvalho, ex-ministro de Dilma Rousseff e ex-chefe de gabinete de Lula. Cinco meses depois, deixa o posto de assessor parlamenta­r.

» Tchau, querido. Carvalho recebia salário mensais de R$ 15,7 mil e sua saída foi publicada ontem no Diário Oficial do Senado.

» Nasceu. Ana Seleme, mulher de Rodrigo Rocha Loures, deu à luz filha do casal na sexta-feira.

» Contra a parede. Raquel Dodge espera receber até amanhã, 19, as respostas sobre as 40 indagações ao orçamento formulado pelo procurador-geral Rodrigo Janot. Entre as questões, ela quer discrimina­das todas as previsões de despesas de 2018.

» Alto custo. A nova procurador­a quer saber, inclusive, se as despesas de auxílio-moradia estão no limite de pagamentos do MPF e quais as novas despesas assumidas por Janot que ela terá de arcar em 2018.

» CLICK. O vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, mostra o novo Centro Temporário de Acolhiment­o (CTA) para moradores de rua. Ele entregou equipament­os.

Vai levando. O prefeito João Doria recebeu pesquisa feita pelo Ipesp, mostrando que a aprovação de seu mandato permanece alta, com 62%. Mas, após sete meses de mandato, começa a registrar ligeira queda em relação a março, quando era de 66%.

» Recursos. Em conversa com o secretário estadual da Casa Civil, Samuel Moreira, o deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP), topou apoiar pedido do governo para que uma antiga emenda, que já tem R$ 92 milhões liberados, seja usada para a compra de trens para o metrô de São Paulo.

 ?? FACEBOOK BRUNO COVAS ??
FACEBOOK BRUNO COVAS
 ??  ?? » SINAIS PARTICULAR­ES. Vicente Cândido (PT-SP), relator da reforma política
» SINAIS PARTICULAR­ES. Vicente Cândido (PT-SP), relator da reforma política

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil