O Estado de S. Paulo

Oposição pede para PGR investigar Temer por emendas

Rede e PSOL alegam que presidente liberou verbas a parlamenta­res para ‘comprar’ votos contra denúncia em comissão

- Daiene Cardoso Igor Gadelha / BRASÍLIA

Rede e PSOL protocolar­am ontem duas representa­ções na Procurador­ia-Geral da República pedindo que o presidente Michel Temer seja investigad­o pela liberação de emendas parlamenta­res às vésperas da votação da denúncia contra ele na Comissão de Constituiç­ão e Justiça (CCJ) da Câmara.

O senador Randolfe Rodrigues (AP) e os deputados Alessandro Molon (RJ) e Aliel Machado (PR), responsáve­is pelo pedido da Rede, dizem que Temer aumentou em “quantidade desproporc­ional” a liberação de emendas em troca de apoio para barrar a denúncia na CCJ. Para eles, o presidente usa dinheiro público para comprar votos e obstruir a Justiça.

“Isso mostra que, de fato, Temer está tentando usar a máquina pública e o dinheiro público para obstruir a Justiça, contrarian­do o interesse da população, ferindo a Lei de Responsabi­lidade Fiscal e deixando de prestar serviços essenciais para a população”, afirmou Molon em entrevista após entregar a representa­ção.

‘Balcão de negócios’. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que a liberação de emendas se transformo­u em “balcão de negócios”. “Caracteriz­am evidente compra de votos, com consequênc­ias de obstrução da Justiça, no caso. É nosso dever submeter à consideraç­ão do fiscal da lei”, afirmou o deputado.

Repasses. De acordo com o levantamen­to do Estado publicado no domingo, dos 40 deputados que votaram pela rejeição do parecer que recomendav­a a abertura de investigaç­ão contra Temer na comissão, 39 tiveram R$ 266 milhões em emendas parlamenta­res empenhadas. O montante correspond­e ao período entre junho e as duas primeiras semanas de julho, às vésperas da votação na CCJ da Câmara.

Outro levantamen­to do Estado/Broadcast mostra que apenas nos 13 primeiros dias deste mês foram empenhados R$ 2 bilhões em emendas.

 ?? :DIDA SAMPAIO/ESTADÃO - 3 / 11/ 2015 ?? Representa­ção. Alencar (PSOL-RJ) protocolou pedido
:DIDA SAMPAIO/ESTADÃO - 3 / 11/ 2015 Representa­ção. Alencar (PSOL-RJ) protocolou pedido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil