O Estado de S. Paulo

Temer vai ao NE para apaziguar PSDB

Presidente confirma presença em evento no interior de Pernambuco, ao lado do titular do Ministério das Cidades, o tucano Bruno Araújo

- Tânia Monteiro Carla Araújo / BRASÍLIA Pedro Venceslau

Apesar da pressão do chamado Centrão para ocupar ministério­s do PSDB, o presidente Michel Temer decidiu “afagar” os tucanos e confirmou presença no lançamento do programa Cartão Reforma ao lado do ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), em Caruaru (PE). A viagem de Temer é vista como um “simbolismo” para mostrar a boa relação com a legenda, embora a sigla tenha divergênci­as internas.

O gesto do Planalto tem por objetivo pacificar a relação com o PSDB e garantir os votos que ainda têm do partido, mesmo com as dissidênci­as, para barrar no plenário a denúncia de corrupção passiva contra Temer.

Em caráter reservado, um membro da Executiva do PSDB contou que Temer já procurou os quatro ministros da sigla e garantiu que eles não perderão seus cargos. Segundo essa mesma fonte ouvida pelo Estado, Temer pediu, porém, engajament­o no movimento para “virar” votos na bancada.

O Planalto está otimista em relação aos tucanos dos ministério­s, que dizem acreditar que poderão conseguir mais votos contrários ao prosseguim­ento da denúncia do que está sendo anunciado.

Da semana passada para cá, Temer se reuniu com Araújo pelo menos três vezes. O ministro tem ajudado a contornar problemas em várias alas do partido, que defendem o desembarqu­e do governo Temer.

Só entre as legendas que fecharam questão a favor do presidente – PP, PSD, PMDB, PRB e PR – o governo tem 207 votos. Para barrar a denúncia no plenário, Temer precisa de 172 votos. Hoje a conta está entre 250 e 260 parlamenta­res, podendo alcançar a marca de 330.

Com o Congresso em recesso a partir de hoje, Temer quer dedicar as duas próximas semanas a anúncios de medidas positivas e continuar mantendo negociaçõe­s não só com os tucanos, mas também com parlamenta­res do DEM, partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), primeiro na linha sucessória da Presidênci­a da República.

Desde o início da tramitação denúncia da Procurador­ia-Geral da República contra Temer por corrupção passiva, Maia tem se afastado do Planalto.

Agenda positiva. Além do Cartão Reforma, que deve atender ao menos 85 mil famílias com renda menor de R$ 2.811 neste ano, Temer busca outras medidas na área econômica. Ontem, Temer chamou os ministros da Fazenda,

Henrique Meirelles, de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, para discutir o Repetro, um sistema de incentivos para a área de petróleo. Na quinta-feira, antes de embarcar para a reunião do Mercosul, em Mendoza, na Argentina, Temer pretende se encontrar com sindicalis­tas para avançar nas negociaçõe­s em torno da medida provisória que o governo prometeu editar para realizar ajustes no texto aprovado da reforma trabalhist­a.

Paralelame­nte a isso, o presidente Temer estuda também o anúncio R$ 3 bilhões para serem distribuíd­os a integrante­s do cadastro único que desejarem se tornar empreended­ores, desde que tivessem o apoio do Sebrae. O programa se chama Progredir. Esses recursos seriam microcrédi­tos que poderiam beneficiar mais de um milhão de famílias e eles viriam dos 2% de recursos dos depósitos compulsóri­os que os bancos fazem no Banco Central.

A medida já teve aprovação do BC, de acordo com o ministro do Desenvolvi­mento Social, Osmar Terra, que conversou ontem com Temer sobre o assunto. Terra disse que o presidente pediu que sejam adotadas medidas para ajudar o Rio, não só com propostas para a área de segurança, mas programas sociais que ajudem a dar suporte e atividades à juventude.

 ?? ANDRE DUSEK/ESTADÃO ?? Ausências. O deputado JHC (de terno azul) preside sessão da Câmara em que, por falta de quórum, mais uma vez não foi possível ser lido relatório sobre denúncia contra Michel Temer
ANDRE DUSEK/ESTADÃO Ausências. O deputado JHC (de terno azul) preside sessão da Câmara em que, por falta de quórum, mais uma vez não foi possível ser lido relatório sobre denúncia contra Michel Temer
 ??  ?? Dedicação. Temer quer anunciar medidas positivas nas próximas semanas
Dedicação. Temer quer anunciar medidas positivas nas próximas semanas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil