O Estado de S. Paulo

Eike confirma carona a Cunha, mas nega favorecime­ntos

Empresário depôs como testemunha em processo no qual o deputado cassado e o operador Lúcio Funaro são réus

- Mariana Sallowicz / RIO

O empresário Eike Batista afirmou ontem à Justiça ter dado carona em um voo ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de Brasília para o Rio após pedido de um executivo de suas empresas, mas negou ter ligações com o ex-presidente da Câmara.

“Ele (Cunha) embarcou, sentou numa poltrona atrás. Posso ter o cumpriment­ado, mas não tenho relação nenhuma, nenhum contato telefônico, não visito a casa dele, nem ele a minha”, disse o empresário em videoconfe­rência à 10.ª Vara da Justiça Federal, em Brasília.

O fundador do Grupo X depôs como testemunha de defesa de Lúcio Funaro, no processo em que o operador e Cunha são réus. O depoimento de Eike, prestado na Justiça Federal do Rio e transmitid­o para o Distrito Federal, durou em torno de 15 minutos.

Eike também negou ter feito qualquer pagamento indevido para que sua empresa LLX Açú Operações Portuárias recebesse, em 2012, investimen­to de R$ 750 milhões do FI-FGTS, conforme indicado em delação premiada pelo ex-sócio de Funaro Alexandre Margotto.

Colaboraçã­o. O advogado do empresário, Fernando Martins, confirmou que o cliente tem colaborado com a Justiça, mas disse que, no momento, a informação de que Eike estaria delatando, revelada na sexta-feira pelo Estado/Broadcast, “não poderia ser prestada”.

Eike disse não conhecer Funaro e negou ter tido um encontro com ele em Nova York. “Posso ter esbarrado com ele em algum restaurant­e por acaso, mas não o conheço e não lembro de ter encontrado ele em Nova York.”

Na versão do delator, Funaro e Eike jantaram em Nova York. A reunião, supostamen­te revelada a Margotto por Funaro, teria sido intermedia­da por Joesley Batista, da holding J&F, que teria participad­o do encontro. Eike também afirmou não conhecer Margotto.

 ?? ELLAN LUSTOSA/CÓDIGO19 ?? Videoconfe­rência. Oitiva de Eike foi transmitid­a para o DF
ELLAN LUSTOSA/CÓDIGO19 Videoconfe­rência. Oitiva de Eike foi transmitid­a para o DF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil