O Estado de S. Paulo

MINISSAIA DESAFIA POLÍCIA SAUDITA

Jovem rompe em vídeo código de vestimenta

-

Uma jovem de idade e nome desconheci­dos está sendo procurada pela polícia por publicar um vídeo em que caminha de minissaia e blusa curta em um forte turístico de seu país. Ela vive na Arábia Saudita.

O desafio da moça ao rígido código de vestimenta local foi recebido ontem de modo variado por seus conterrâne­os nas redes sociais. Alguns a defenderam, outros pediram sua prisão.

Sites de notícia ligados ao regime noticiaram que membros da monarquia ultraconse­rvadora muçulmana pediram alguma ação contra a mulher, que chega a mostrar o rosto rapidament­e enquanto desfila.

As mulheres na Arábia Saudita devem usar em público túnicas longas e soltas conhecidas como abayas. A maioria cobre o cabelo e o rosto com véu negro, mas exceções são feitas para visitantes oficiais.

O vídeo, compartilh­ado primeiro na ferramenta Snapchat, mostra a jovem caminhando pelo histórico e vazio forte de Ushaiager, em um vilarejo ao norte da capital, Riad, na região desértica de Najd, de onde muitas das mais conservado­ras tribos da Arábia Saudita são originária­s.

O escritor saudita Ibrahim alMunayif, que tem mais de 41 mil seguidores no Twitter, escreveu em sua conta que permitir a desobediên­cia da lei pode levar ao caos. “Assim como nós pedimos respeito às leis dos países para onde elas viajam, as pessoas também têm de respeitar as leis deste país”, escreveu.

Outros defenderam a jovem, postando imagens da visita do presidente Donald Trump à Arábia Saudita em maio. Na ocasião, a primeira-dama Melania Trump e a filha do presidente Ivanka apareceram vestidas com decotes comportado­s e mangas mais longas, mas sem véus ou abayas. Durante o governo de Barack Obama, Trump havia criticado Michelle por não ter seguido as regras locais. Alguns usuários reclamaram que, por ser uma estrangeir­a, Ivanka era alvo de observaçõe­s sobre sua beleza. Já no caso da saudita havia clamor por prisão.

O site de notícias saudita Okaz afirmou que autoridade­s em Ushaiager pediram ao governador da região e à polícia que tomem uma atitude contra a mulher. As mídias sociais são populares na Arábia Saudita como espaço para a população manifestar suas frustraçõe­s e expor opinião.

Com mais da metade da população da Arábia Saudita com menos de 25 anos, o herdeiro do trono, o príncipe Mohammed bin Salman, de 30 anos, tem defendido uma maior abertura de entretenim­ento, em parte, para agradar à juventude. Mas as regras rígidas de segregação de gênero permanecem imutáveis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil