O Estado de S. Paulo

‘Hoje é dia de festa’

- ROBERTA MARTINELLI E-MAIL: ROBERTA.MARTINELLI@ESTADAO.COM

Hoje, minha coluna vai ser em comemoraçã­o ao programa de rádio Som a Pino, pois hoje, dia 18 de julho, estamos há um ano no ar. Nossa! Mas, que egotrip: uma coluna dela dedicada ao programa dela... Pois é! Também diria isso de fora, e nem sei se vou conseguir provar o contrário, espero que sim. Mas, a real é que vivi tantos momentos lindos durante esse ano, que eu gostaria de compartilh­ar aqui. Comemorar um ano no ar com um programa de música brasileira de todos os tempos é uma conquista, sim. Por mais rádios, mais programas e mais música sempre. Um ano no ar. Tanta coisa pra contar. E começa antes do primeiro dia... A mensagem de texto “Olá, aqui é o Emanuel Bonfim, da Rádio Eldorado,e gostaria de te fazer uma proposta”, depois a escolha do nome, o que fazer, como fazer, o medo – e que medo! – das pessoas não gostarem. Eu vou estar ao vivo todo dia, meio-dia na Rádio Eldorado. Aiiiiii! Que frio na barriga! E foi, começou, era 18 de julho de 2016.

Recebi muitos convidados, especiais demais: Liniker, Tulipa, Emicida, Martinho da Vila, Sidney Magal, Mano Brown, Céu, Hyldon, Anelis Assumpção, Arnaldo Antunes, Cidadão Instigado e tantos, tanta história, tanta música.

E tem o quadro que chama “a música mais maravilhos­a do mundo” e eu pude ouvir histórias lindas, contadas por ouvintes. Teve o dia que nos emocionamo­s com a dedicatóri­a de um pai para o filho que estava saindo do hospital e a música era Luca, uma canção lindíssima do Herbert Vianna que eu nunca tinha escutado. Teve uma filha que cuida do pai com uma doença degenerati­va e juntos eles escutam o programa e o pai sempre pede pra ouvir quando chega meiodia. Muitas crianças ouvindo o programa e participan­do da escolha das músicas quando “ficam voltando da escola”, como disse uma delas ao pedir Sítio do Pica Pau Amarelo,e a alegria que isso dá na gente... Mini ouvintes sensíveis ouvindo rádio e conhecendo a nossa música. E também casais comemorara­m o amor no programa, e músicas foram oferecidas aos aniversari­antes.

Todos os dias, nas transmissõ­es do chat, uma turma fiel que me acompanha e está lá dia a dia, lado a lado, e que se auto intitula “família a pino”.

O Brasil passando por loucuras, injustiças, e Douglas Germano tocando no rádio. A arte sendo marginaliz­ada por governante­s e Chico Buarque voando pela frequência modulada. Políticos homofóbico­s pregando contra o amor e Liniker e os Caramelows tocando alto.

Não tá fácil, eu sei. Sabemos. Mas, durante uma hora, todos os dias, eu acho que vai dar certo. E isso não é por causa do meu programa, mas pela força da música brasileira.

Espero comemorar muitos anos e mais espaço.

 ??  ??
 ??  ?? ‘Som a Pino’. Um ano no ar
‘Som a Pino’. Um ano no ar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil