O Estado de S. Paulo

Arya Stark, uma assassina implacável

No primeiro episódio da 7ª temporada de ‘Game of Thrones’, ela mostra que sua sede de vingança não acaba

- Roberto Godoy

Ei, que tal a Arya Stark, hein? “O norte não esquece”, sentenciou diante de sua plateia de inimigos da família Frey, envenenado­s, morrendo, todos, no final de um banquete no qual a pequena herdeira do ingênuo e nobre Ned, adverte: “Deixe um lobo vivo e as ovelhas nunca estarão seguras...”. A vingança pela morte de mãe (terá morrido?), do irmão coroado e, até onde ela sabe, de todos os outros parentes, apenas começou. O próximo alvo é Cersei Lannister, a super vilã. (Ah, sim. Isto não é um spoiler. O primeiro episódio da 7ª temporada de Game of Thrones, com toda a adrenalina, foi ao ar domingo em dois horários.)

Faltam 12 capítulos para o fim da série – sete serão exibidos nas próximas semanas; os seis finais, em 2018. O clima é viciante como tem sido desde o início, quando todos eram mais jovens, os personagen­s e os atores. O número alucinante de protagonis­tas foi reduzido ao longo do tempo. Há mais espaço para cada um dos que restaram. Tudo indica que a trama fantástico-medieval fortemente baseada na gigantesca saga As Crônicas de Gelo e Fogo, de George RR Martin, caminha para um desfecho violento, definido por uma guerra monumental entre mulheres, fortes líderes antes de tudo. Martin é um autor preguiçoso, que demora em média cinco anos para escrever seus livros – todos com mais de 600 páginas; um deles passa de mil. O sexto volume de Game... ,é provavelme­nte o último da narrativa – e está atrasado. Deveria ter saído da impressora em 2015. Até agora, não se sabe quando chegará às livrarias. George, 68 anos, preparou um roteiro para que outras pessoas terminem o texto, no caso de, bem, “ele não estar mais disponível”, como disse em um clube de leitura de Lisboa.

Enquanto isso, o couro come no reino. A pequena, delicada e sensual Daenerys Targaryen chegou. Exército de elite e dragões do tamanho de aviões Boeing 747, ao antigo castelo da família, de onde foi desterrada quando ainda era adolescent­e. Cersei, filhos mortos, cada vez mais amarga, dispara um ultimato para o eterno (mesmo – o sujeito se recusa a morrer) Jon Snow, guerreiro associado à intelectua­lizada meia-irmão, Sansa Stark. As outras pontas soltas são de cordas e correntes ligadas passam pelas damas de aço. Arya, por exemplo. Alguém já se esqueceu de Asha, da família Greyjoy? Baita guerreira.

 ?? HELEN SLOAN/HBO/AP ?? Ed Sheeran e Maisie Williams. O cantor com Arya Stark
HELEN SLOAN/HBO/AP Ed Sheeran e Maisie Williams. O cantor com Arya Stark

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil