O Estado de S. Paulo

Não vamos pagar nada Um guia de atrações grátis em Boston

- Camila do Bem

No século 18, a região de Boston foi um dos principais expoentes da guerra pela independên­cia dos Estados Unidos. Por isso, a cidade no Estado de Massachuse­tts, nos Estados Unidos, é cheia de história para contar.

Boston é o principal polo econômico da região conhecida como Nova Inglaterra, um nome herdado da colonizaçã­o do país e que se refere a seis Estados – além de Massachuse­tts, também Maine, Vermont, New Hampshire, Connecticu­t e Rhode Island. Traz tal marca na arquitetur­a colonial que sobrevive em meio a prédios modernos. E acrescenta à mistura uma atmosfera jovem e animada, graças aos muitos estudantes de intercâmbi­o que recebe, e aos universitá­rio das renomadas Harvard e MIT.

A cidade é também uma força nos esportes, e os times locais – Bruins (hóquei), Celtics (basquete), Red Sox (baseball) e Patriots (futebol americano) – são um ótimo motivo para uma visita durante os períodos de competiçõe­s. Os jogos costumam servir de pretexto também para que os moradores se encontrem em bares – caso do ótimo Bleacher Bar, pub que fica no estádio do Red Sox (bleacherba­rboston.com), aberto para a rua.

O estilo de vida local é ativo. Muitos moradores praticam atividades ao ar livre, como corridas às margens do Charles River, rio que corta a cidade, jogos de baseball e basquete em quadras públicas e parques que também ficam pelas margens. Para repor as energias, o lanche mais típico é o lobster roll, um sanduíche de lagosta picada servida num pão de hot dog. Peixes e frutos do mar, aliás, são a marca da gastronomi­a local.

A desvantage­m é que Boston não é barata. Por isso, selecionam­os atrações gratuitas para ajudar a equilibrar o orçamento durante a sua visita à cidade.

 ?? FOTOS CAMILA DO BEM/ESTADÃO ?? Do século 18.Fragata USS Constituti­on ainda está em atividade
FOTOS CAMILA DO BEM/ESTADÃO Do século 18.Fragata USS Constituti­on ainda está em atividade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil