O Estado de S. Paulo

Homem avança com carro sobre militares em ataque na França

Governo trata episódio como possível atentado, mas razões ou identidade do motorista ainda não haviam sido divulgadas

- Andrei Netto

A polícia da França feriu a tiros e prendeu ontem um homem suspeito de ter atacado militares atropeland­o-os com um automóvel horas antes na cidade de Levallois-Perret, na região metropolit­ana de Paris. O agressor acelerou um automóvel na contramão para atingir um grupo de soldados que integram a Operação Sentinela, que reforça o policiamen­to contra o terrorismo na França. Dos seis feridos, três foram internados em estado preocupant­e. O ataque aconteceu por volta das 8 horas – 3 horas em Brasília.

O nome do autor do ataque, que sobreviveu aos ferimentos, não foi divulgado. Segundo o Ministério do Interior, ele é nascido em 1980 e não era objeto de monitorame­nto pelos serviços secretos por proximidad­e com grupos radicais muçulmanos ou com o movimento terrorista Estado Islâmico.

O Ministério Público abriu uma investigaç­ão por “tentativas de assassinat­o de pessoas depositári­as de autoridade pública em vínculo com atentado terrorista”. Segundo o ministro do Interior, Gérard Collomb, ainda não havia confirmaçã­o de que se trata de um novo ataque. “Nós sabemos que se trata de um ato deliberado, e não de um ato acidental.”

O ataque aos militares não é o primeiro neste ano. No sábado, um homem tentou atacar com uma faca militares que realizavam o policiamen­to da Torre Eiffel.

 ?? PHILIPPE HUGUEN/AFP ?? Veículo. Ação deixou seis feridos, três em estado grave
PHILIPPE HUGUEN/AFP Veículo. Ação deixou seis feridos, três em estado grave

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil