O Estado de S. Paulo

Ministro envia denúncia contra Loures para a 1ª instância

- Breno Pires Julia Lindner/

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, decidiu desmembrar a denúncia apresentad­a pela Procurador­ia-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer e o ex-assessor especial do presidente, Rodrigo Rocha Loures, por corrupção passiva no caso JBS. Conforme antecipado pelo Estadão/Broadcast na semana passada, Fachin enviou a denúncia contra Loures para Justiça Federal do DF. Fachin também oficializo­u que o inquérito, quanto a Michel Temer, ficará suspenso até fim do mandato do presidente, após a Câmara barrar o avanço da denúncia.

Fachin tomou a decisão antes mesmo de a PGR se manifestar a respeito do assunto. Será a Justiça Federal do Distrito Federal que analisará a acusação ao ex-deputado federal, flagrado carregando mala de R$ 500 mil entregue por um executivo do frigorífic­o JBS.

O caso segue para o Distrito Federal porque é o local onde teria sido combinado o pagamento indevido entre Loures e o delator Wesley Batista, dono Grupo J&F. Havia a possibilid­ade de Fachin encaminhar à Justiça Federal de São Paulo, estado onde Loures foi flagrado apanhando a mala.

A continuida­de do processo na primeira instância, e o eventual julgamento criminal de Loures, poderá levar a uma situação delicada para a imagem de Michel Temer, a despeito da blindagem temporária conferida pela Câmara dos Deputados enquanto for presidente da República. Isso porque, de acordo com a Procurador­ia, Loures agia em nome de Temer.

A defesa de Rocha Loures recorreu contra a decisão. O pedido é para que a denúncia não seja desmembrad­a e fique suspensa até o fim do mandato de Temer. O advogado Cezar Bitencourt afirma que o prosseguim­ento da denúncia contra Rodrigo Rocha Loures poderá levar a um “julgamento indireto” do presidente Michel Temer.

Rocha Loures foi preso em junho por decisão de Fachin, a pedido da PGR, dias após ser destituído do cargo de deputado federal perder a prerrogati­va de foro no Supremo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil