O Estado de S. Paulo

Tite mantém base; Cássio é convocado

Com o Brasil classifica­do para a Copa da Rússia, treinador opta por atletas da sua confiança, com apenas duas novidades

- Marcio Dolzan / RIO

A 10 meses do início da Copa do Mundo de 2018, restam poucas vagas para definir a seleção brasileira que irá àRússia em busca do hexa. Apesar de o técnico Tite garantir que o grupo não está fechado, o treinador já tem sua base para o Mundial bem definida. Ontem, no anúncio da penúltima lista de convocados para as Eliminatór­ias, o técnico apresentou apenas duas novidades na lista de jogadores: o goleiro Cássio, do Corinthian­s, e o atacante Luan, do Grêmio.

Com o Brasil já classifica­do para a Copa, a expectativ­a de todos era de que o treinador abrisse espaço para testes – o próprio Tite havia dado indicativo­s de que faria isso. Desde os amistosos na Austrália, em junho, a comissão técnica acompanhou in loco 23 partidas no exterior e outras 18 no Brasil. E, a julgar pela lista, a conclusão é de que quem já vinha sendo chamado segue com mais chances.

Segundo Tite, os convocados para as partidas diante de Equador, em Porto Alegre, e Colômbia, em Barranquil­la, foram definidos a partir “do passado dentro do seu clube e na seleção, do presente e da projeção para a Copa”. O treinador foi mais longe e disse que os últimos quatro jogos do qualificat­ório não servirão meramente para testes.

“A partir deste momento, é preparação para a Copa do Mundo. O próximo jogo não é mais de classifica­ção, já passou uma etapa. Ele é de simulação de Copa.”

Todos os jogadores que foram

titulares nos oito jogos das Eliminatór­ias disputados com Tite no comando estão na lista – um indicativo claro de que só não irão à Rússia se algo muito incomum acontecer nos próximos meses. Dentre aqueles que entraram no decorrer das partidas, só Diego Souza, Lucas Lima e Douglas Costa ficaram de fora.

Entre os goleiros, Cássio ganha a chance de ser sombra para Alisson, por ora titular inconteste com Tite. “Cássio se credenciou pelo desempenho e pela regularida­de dos últimos quatro ou cinco anos”, comentou o técnico. O treinador disse ter “seis ou sete” goleiros no radar, citando Vanderlei (Santos), Weverton (Atlético-PR) e Diego Alves (Flamengo).

Cássio lembrou o passado sob o comando de Tite. Definindo o treinador como “um cara coerente”, o goleiro do Corinthian­s considera que este é o seu momento. “Acho que sou merecedor do que está acontecend­o”, disse.

Anunciado entre os meiocampis­tas, Luan foi a outra novidade. “É um jogador que teve uma grande Olimpíada e tem grande regularida­de de desempenho”, ponderou Tite. /

 ?? FABIO MOTTA/ESTADAO ?? Preparo. Para Tite, próximo jogo já será ‘simulação de Copa’
FABIO MOTTA/ESTADAO Preparo. Para Tite, próximo jogo já será ‘simulação de Copa’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil