O Estado de S. Paulo

Bolt sofre lesão e cai em sua última prova

Lenda do esporte, atleta jamaicano sente lesão na última prova da carreira e não completa revezament­o 4 x 100 m

- Glauco de Pierri

O maior de todos os tempos teve um final de carreira inesperado, mas ‘humano’. Aos 30 anos, Usain Bolt, o astro jamaicano, cidadão do mundo, ficou pelo caminho nos últimos 100 metros do revezament­o 4 x 100 no Mundial de Atletismo de Londres. Em boa posição, na luta por uma medalha, ele recebeu o bastão e já corria para o pódio quando uma cãibra no músculo posterior da coxa esquerda pôs fim à sua prova. Incrédulo, ele diminuiu a passada, deu uma cambalhota e esparramou-se no chão, se contorcend­o em dores. Deixou a pista consolado pelos seus companheir­os. Pouco importa – Bolt continuará como o maior de todos os tempos.

No começo da noite de ontem, Bolt postou uma mensagem curta em seu Instagram agradecend­o seus companheir­os de revezament­o e o público. “Obrigado meus amigos. Amor infinito para os meus fãs”, escreveu. Ao lado do texto, ele postou uma foto em que é consolado por seus companheir­os de prova (Omar McLeod, Julian Forte e Yohan Blake), logo após a sua lesão. O jamaicano deixou a pista do estádio Olímpico de Londres sem passar pela zona mista. Kevin Jones, médico da equipe do Caribe, confirmou a cãibra como o problema do atleta. “Foi uma cãibra na parte posterior do músculo esquerdo da coxa, mas a dor é sobretudo pela decepção por perder a prova. As últimas três semanas foram difíceis para ele, vocês sabem. Mas esperamos o melhor para ele, sempre”, afirmou.

Um fator que passou a ser considerad­o como possível causa para o problema muscular de Usain Bolt foi o frio na hora da prova. Yohan Blake, terceiro corredor da Jamaica, afirmou que a demora na sala de chamada dos atletas foi grande e que isso fez os músculos esfriarem e ficarem mais suscetívei­s a uma série de lesões, como a cãibra. “Bolt me disse ‘eles estão segurando a gente aqui por muito tempo”, depois, afirmou que estava ‘esfriando’ e disse ainda ‘eu não gosto disso’ um pouco depois”, comentou Blake. O médico do time da Jamaica confirmou. “Estava frio lá atrás... os rapazes estavam reclamando disso sim”, disse Kevin Jones.

Seus companheir­os afirmaram que Bolt estava chateado. “Ele nos pedia perdão, porém dissemos a ele que não tinha nada que se desculpar, que as lesões são parte do esporte, parte de nossas vidas”, disse Julian Forte, o segundo a correr.

Despedida. O sorriso fácil, a personalid­ade forte, o carisma e o talento ganharam a companhia da emoção no último dia de Usain Bolt como atleta. Perto de completar 31 anos, ele saiu de cena após sua contusão. Antes da prova, pouco importava a cor da medalha, ou mesmo se ela viria – o que todos queriam ver era a última vez em que o maior de todos os tempos pisava na pista.

A surpreende­nte final teve um resultado inesperado. A Grã-Bretanha cruzou a linha de chegada em primeiro com o tempo de 37s47 e bateu os Estados Unidos, que ficou com a prata (37s52). Assim como nos Jogos do Rio-2016, o Japão ficou com o bronze(38s04).

O jamaicano mudou a história do esporte. Ganhou oito medalhas de ouro em Jogos Olímpicos e em Mundiais de Atletismo acumulou nada menos do que 14 medalhas (11 de ouro, duas de prata e uma de bronze, nos 100 metros na atual edição). Ele é o recordista mundial dos 100 metros (9s58), dos 200 metros (19s19) e ainda do revezament­o 4x100 metros com a equipe da Jamaica na Olimpíada de Londres-2012 (36s84).

Fenômeno raro no esporte, Bolt sai de cena para se juntar à lendas como Muhammad Ali, Ayrton Senna, Pelé, Maradona, Michael Jordan, Michael Phelps, Roger Federer, entre outros. A partir de agora, ele fará a recuperaçã­o da contusão e depois deverá seguir para a Alemanha, onde tem marcados testes no Borussia Dortmund – o jamaicano tem o sonho de se tornar jogador de futebol profission­al. É melhor ninguém duvidar de um dos maiores atletas de todos os tempos.

 ?? TIM IRELAND/AP ?? 1. Aplausos para o público britânico
TIM IRELAND/AP 1. Aplausos para o público britânico
 ?? DIEGO AZUBEL/EFE ?? 2. Incrédulo, Bolt deita na pista olímpica
DIEGO AZUBEL/EFE 2. Incrédulo, Bolt deita na pista olímpica
 ?? LUCY NICHOLSON/REUTERS ?? 3. Astro recebe apoio de seus companheir­os
LUCY NICHOLSON/REUTERS 3. Astro recebe apoio de seus companheir­os
 ?? MATT DUNHAM/AP ?? 4. Semblante de dor na hora da contusão
MATT DUNHAM/AP 4. Semblante de dor na hora da contusão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil