O Estado de S. Paulo

Comissão decide sobre uso do fundo eleitoral

-

Depois de aprovar um fundo de R$ 3,6 bilhões em recursos públicos para bancar campanhas eleitorais, os deputados vão decidir como o dinheiro poderá ser usado pelos partidos. Há duas propostas. A primeira garante às siglas total autonomia no rateio da quantia recebida. Nesse caso, um único candidato poderá receber 100% do bolo. A segunda estabelece que 20% do total deve ser distribuíd­o, de modo igualitári­o, entre candidatos ao mesmo cargo, na mesma circunscri­ção. O modelo que prevalecer será incluído em projeto de lei.

» Amo muito. Se a bolada do fundo for dividida pelo número de eleitores, cada voto custará ao País R$ 24,98. Dá para comprar um combo de sanduíche, refri e batata do Mc Donald’s.

» Dobradinha. Gilberto Kassab (PSD-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) lideram em seus partidos o movimento para derrubar o distritão, que elege o mais votado. “Com eles contra, fica difícil”, diz um peemedebis­ta.

» Desarranjo. Diante das divergênci­as entre congressis­tas, o líder do PMDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), admite que um acordo sobre a reforma política está distante. Ele faz um diagnóstic­o à mineira: “O trem tá desarrumad­o”.

» Fogo amigo. Tucanos considerar­am os ataques do governador de Goiás, Marconi Perillo, à autocrític­a que o PSDB fará em seu programa de TV, a pedido de Tasso Jereissati, como uma antecipaçã­o da disputa pela presidênci­a nacional da sigla, que será definida em dezembro.

» Pisando em ovos. Para não ficar mal nem com João Doria nem com Geraldo Alckmin, o PSDB decidiu que nenhum dos dois aparecerá no programa. Exibirá só uma imagem da cidade de São Paulo.

» Na pista. Representa­nte de peso do mercado financeiro avalia que João Doria será candidato à Presidênci­a em 2018 em qualquer cenário, mesmo em disputa contra Geraldo Alckmin.

» Castigo. Foi grande o constrangi­mento em reunião no Planalto, na quintafeir­a, quando Michel Temer pediu que todos entregasse­m seus telefones. O alvo era Moreira Franco, que não saía do WhatsApp.

» Ufa! A PGR garantiu a Delcídio Amaral que sua delação não será anulada. O alvo seria uma outra colaboraçã­o, cujas provas teriam sido forjadas.

» Um plus. Aliados dizem que a delação do ex-senador foi política e fechou buracos em depoimento­s de empreiteir­os delatores..

» Moro vai? O filme “Polícia Federal - A lei é para todos”, sobre a Lava Jato, tem pré-estreia em Curitiba dia 28/8.

» Elegível. Jair Bolsonaro poderá disputar a Presidênci­a em 2018, mesmo se condenado pelo STF. Ele é réu por dizer que não estupraria a colega Maria do Rosário. A lei não prevê inelegibil­idade nesses casos.

COM NAIRA TRINDADE. COLABOROU BRENO PIRES

 ?? Twitter Flávio Dino ?? » CLICK. Ao entregar o Centro de Educação Integral Almirante Tamandaré, no Maranhão, o governador Flávio Dino aproveita para jogar xadrez com estudante.
Twitter Flávio Dino » CLICK. Ao entregar o Centro de Educação Integral Almirante Tamandaré, no Maranhão, o governador Flávio Dino aproveita para jogar xadrez com estudante.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil