O Estado de S. Paulo

Morre ex-marido de Dilma Rousseff

Ele tinha 79 anos e foi chefe da VAR-Palmares e deputado estadual pelo PDT

-

Oex-deputado estadual Carlos Franklin Paixão de Araújo, ex-marido da presidente cassada Dilma Rousseff, morreu ontem em Porto Alegre. De acordo com médicos, o ex-deputado foi vítima de uma infecção generaliza­da. Ele tinha 79 anos.

Líder no fim dos anos 1960 do grupo guerrilhei­ro Vanguarda Armada Revolucion­ária-Palmares (VAR-Palmares), Araújo estava internado na UTI da Santa Casa de Misericórd­ia da capital gaúcha desde 25 de julho.

O ex-deputado conheceu Dilma em 1969, quando militavam contra a ditadura militar na VAR-Palmares. Com ele a petista teve sua única filha, Paula Rousseff Araújo, em 1976. O casal se separou em 2000. Além de Paula, Araújo deixa mais dois filhos, Leandro e Rodrigo, e os netos Gabriel e Guilherme.

No regime militar, ele e Dilma foram presos e torturados pelas forças de segurança. Após a redemocrat­ização, Araújo voltou a Porto Alegre e se filiou ao Partido Democrátic­o Trabalhist­a (PDT). Pela legenda, foi eleito deputado estadual por três mandatos, entre as décadas de 1980 e 1990.

O corpo do ex-deputado foi velado na Assembleia Legislativ­a. Dilma foi ao velório e passou a maior parte do tempo em uma sala reservada do salão. Ainda da noite de ontem, o corpo seria cremado em cerimônia reservada para a família.

 ?? EMÍLIO PEDROSO/AGÊNCIA RBS ?? RS. Araújo na Comissão da Verdade em 2013
EMÍLIO PEDROSO/AGÊNCIA RBS RS. Araújo na Comissão da Verdade em 2013

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil