O Estado de S. Paulo

Chavismo promete defender-se de Trump

Após ameaça americana de opção militar para a Venezuela, presidente de Constituin­te diz que atuará para Maduro proteger a pátria dos EUA

-

A presidente da Assembleia Nacional Constituin­te da Venezuela (ANC), Delcy Rodríguez, classifico­u ontem de “covarde, insolente e infame” a ameaça do presidente americano, Donald Trump, de solucionar a crise política e econômica no país por meio da opção militar. Delcy afirmou ainda que a Constituin­te atuará para auxiliar o presidente Nicolás Maduro na defesa da pátria.

O ministro das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, advertiu ontem que a “temerária ameaça” feita por Trump põe em risco a estabilida­de de toda região da América Latina e Caribe.

Ainda na sexta-feira, a Casa Branca informou que Trump havia rejeitado a proposta de Maduro, feita na quinta-feira, de uma conversa por telefone. A presidênci­a informou que isso só ocorrerá quando o presidente venezuelan­o “restabelec­esse a democracia no país”.

Apesar da ameaça do americano, o Pentágono ressaltou que não havia nenhum plano militar em curso sobre a Venezuela. A instalação da polêmica Constituin­te, considerad­a pela oposição uma fraude que pretende instaurar uma ditadura no país, dificultou ainda mais a relação entre Caracas e Washington, tensa desde a chegada do chavismo ao poder, em 1999. O governo americano impôs sanções financeira­s contra Maduro e 20 de seus funcionári­os e colaborado­res, por avançarem com a Constituin­te.

Ainda ontem, A Assembleia Constituin­te, que rege o país como um “superpoder”, comunicou que as eleições regionais que estavam programada­s para dezembro serão antecipada­s para outubro. Nas eleições, serão eleitos os governador­es de Estado.

Mercosul. Em nota divulgada ontem pelo Itamaraty, países do Mercosul repudiaram a violência e o uso da força contra a Venezuela. “O repúdio à violência e a qualquer opção que envolva o uso da força é inarredáve­l e constitui base fundamenta­l do convívio democrátic­o, tanto no plano interno como no das relações internacio­nais”, afirmou a nota. A Venezuela foi suspensa do Mercosul no dia 5.

 ?? MARCO BELLO/REUTERS-20/9/2016 ?? Pressão. Delcy Rodríguez fala em reação contra ameaça
MARCO BELLO/REUTERS-20/9/2016 Pressão. Delcy Rodríguez fala em reação contra ameaça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil