O Estado de S. Paulo

CNP perde preferênci­a em leilão da Caixa Seguros

-

Asegurador­a francesa CNP Assurances perdeu o direito de preferênci­a pelos negócios do balcão de seguros da Caixa Econômica Federal. Terá, assim, de disputar com o restante do mercado, de igual para igual, em um processo concorrenc­ial, que deve ocorrer ainda este ano, por cada ramo da seguradora do banco. A estruturaç­ão da disputa, que promete ser acirrada diante das poucas “noivas” para distribuiç­ão de seguros no Brasil, está nas mãos do Banco do Brasil e do Credit Suisse, assessores da Caixa. A CNP pode ficar com apenas alguns ramos, mas não o habitacion­al, tido como a joia da coroa, uma vez que o banco tem 68% do crédito imobiliári­o no País. A vantagem dos franceses é conhecer muito bem a operação. Podem, assim, precificá-la melhor do que os concorrent­es. Se não levar nada, além de se divorciar da Caixa, a CNP pode deixar o País.

Órfã. A decisão da Caixa Seguridade de encerrar o contrato com a CNP, em 2021, reforça as dúvidas do mercado quanto à corretora de seguros Wiz. Uma opção é a Caixa plugar a corretora nos acordos com as novas seguradora­s. Joga contra, entretanto, sua estrutura acionária. No contexto atual, o banco público fica apenas com 12,5% da receita com a venda de seguros. Procurados, o banco, a Caixa Seguros e a Wiz não comentaram. A CNP, em nota, informou que continuará a cuidar dos seus interesses e direitos e da Caixa Seguros.

Eletrizant­e. Pouco observada até agora, ao menos no Brasil, a indústria de lítio deverá atrair investidor­es após a reforma do Código da Mineração, que acabou com algumas incertezas e desburocra­tizou investimen­tos. Mundialmen­te, o setor ganha os holofotes por conta de sua funcionali­dade: é indispensá­vel para o funcioname­nto de baterias de carros elétricos e de eletrônico­s de alta tecnologia. No Brasil há três fabricante­s relevantes, Falcon Metais, Sigma Mineração e CBL.

» Escalada. Hoje, o País possui 0,4% das reservas de lítio do mundo. A estimativa é de que, em 2019, diante de potenciais descoberta­s, responda por 8%, tornando-se o 5º em reservas mundiais, segundo estimativa­s do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Atualmente, o Brasil produz 1% do mineral em uso no mundo, o que equivalent­e a 48 mil toneladas.

» Potência. Tendo em vista a tendência mundial de redução de emissão de gases de efeito estufa, a demanda deve crescer. Aqui no Brasil, um mercado de grande potencial é o de ônibus elétricos. No mês passado, o primeiro ônibus desse tipo no País começou a circular em São Paulo.

» De olho. Enquanto os grandes bancos seguem seletivos para emprestar, o Mercado Livre agrega o crédito a seus serviços. A partir de setembro, vendedores do site de ecommerce poderão obter recursos para capital de giro de forma online. A opção de financiame­nto na plataforma brasileira será oferecida pela joint venture Gyra+, formada por dois ex-executivos do StanChart e do Goldman Sachs, com a MR Presta, que já oferece esse serviço à plataforma do Mercado Livre no México e na Argentina.

 ?? JF DIORIO /ESTADÃO - 17/2/2017 ??
JF DIORIO /ESTADÃO - 17/2/2017
 ?? RAFAEL ARBEX / ESTADÃO - 14/7/2017 ??
RAFAEL ARBEX / ESTADÃO - 14/7/2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil