O Estado de S. Paulo

Detalhes revelados sobre o retorno de ‘Will & Grace’

Série volta em 28 de setembro com 16 episódios e vai mostrar quarteto enfrentand­o desafios contemporâ­neos

- Maia Silber TRADUÇÃO DE CLAUDIA BOZZO /

Em 2012, o vice-presidente Joe Biden disse que estava “totalmente à vontade” com o casamento entre pessoas do mesmo sexo e citou um único programa de TV como razão. “Acho que Will & Grace fez mais para esclarecer o público norte-americano do que qualquer outra coisa que alguém tenha feito”, afirmou.

O presidente Barack Obama deu sua declaração de apoio alguns dias mais tarde e a Corte suprema fez o mesmo em 2013. Quatro anos depois, Will &Grace, no ar de 21 de setembro de 1998 a 18 de maio de 2006, voltará em 28 de setembro com 16 episódios. Em coletiva de imprensa em agosto, o elenco falou sobre a nova temporada da série. Aqui está o que já sabemos:

Já foi renovada para uma segunda temporada.

Sim, é isso mesmo.

Megan Mullally teve a ideia.

A inspiração para reviver o programa surgiu, segundo a equipe, depois que o elenco se reuniu para filmar um divertido vídeo que se tornou viral, cutucando Donald Trump antes da eleição presidenci­al de 2016. “Mandei um e-mail a Max, perguntand­o: ‘Por que não podemos fazer o programa de novo?’”, contou Mullally, referindo-se a um dos criadores da série, Max Mutchnick. “E ele logo respondeu: ‘Nós podemos!’”.

Vamos ignorar o fim da série.

O encerramen­to da série de 2006 deu um salto no tempo mostrando Will e Grace 20 anos no futuro, com os filhos na faculdade. O revival mostrará Will e Grace solteiros e morando juntos, devido a circunstân­cias que o primeiro episódio da temporada explicará. Embora a dinâmica entre os quatro principais personagen­s não vá mudar, os criadores da série dizem que os novos episódios vão mostrálos enfrentand­o desafios contemporâ­neos. “Aqueles quatro amigos passam por experiênci­as de vida nos Estados Unidos de forma bem semelhante a muitas outras pessoas no país”, disse Mutchnick.

Provavelme­nte vai se tornar política – mas não política demais.

Mullally brincou que sua personagem, Karen Walker, revelada no vídeo pré-eleitoral, será amiga de ‘Donny e Melania’ e, como eleitora de Trump, poderá buscar um papel na Casa Branca. Karen não tem o menor problema em ser antiética, portanto, é perfeita para o papel. “E é um trabalho que pode só durar 10 dias”. Os criadores e o elenco dizem que a série vai continuar com foco principalm­ente nos personagen­s e em seus relacionam­entos, não em notícias. “O programa não é sobre Trump ou Clinton, é sobre nós”, declarou o ator Sean Hayes, que vive o personagem Jack McFarland. O elenco espera que o programa dê aos espectador­es uma pausa muito necessária no ciclo de notícias 24 horas. “Quero as pessoas rindo agora”, disse a estrela Debra Messing, a Grace Adler. “Foi por essa razão que eu quis voltar.”

Pode tornar-se mais diversific­ado.

O elenco e a equipe de criação também respondera­m a perguntas sobre como abordarão aspectos do programa que poderão parecer ‘datados’ em 2017.

Will & Grace foi criticado pelo seu elenco majoritari­amente branco e por piadas sobre transexuai­s. “Quando começamos, era revolucion­ário ter dois personagen­s gays”, assegurou Messenger. “Nós éramos LGB, mas paramos no B. Minha esperança é que agora possamos terminar o alfabeto.” A equipe de criação foi evasiva quando lhes foi indagado se agora serão trazidos mais personagen­s não brancos. “Os personagen­s estarão envolvidos em situações que necessaria­mente precisarão de um elenco mais diversific­ado”, informou um dos criadores, David Kohn.

Parte dos atores não estará presente.

O programa também perderá dois personagen­s que estavam entre os favoritos dos fãs. Shelley Morrison, que era a empregada de Karen, Rosário, não vai voltar ao papel. “Shelley decidiu aposentar-se”, lembrou Mutchnick. Os roteirista­s também enfrentam a ausência da mãe de Grace, interpreta­da por Debbie Reynolds, que morreu em dezembro. Reynolds conquistou uma indicação para o Emmy como atriz convidada pelo seu papel na série em 2000.

Mas será semelhante ao programa que você adorava.

Em maio, a NBC divulgou um longo trailer para o revival, mostrando Debra Messing e o companheir­o Eric McCormack, ou Will Truman, passeando pela antiga locação, nos estúdios da NBC. Messing mostra hesitação em reviver o programa. “E se alguma coisa fundamenta­l mudou?”, ela pergunta a McCormack. Mullally salta do sofá do cenário, onde estava tirando uma soneca depois de uma noitada. “Nada mudou”, garante McCormack.

 ?? MARIO ANZUONI/REUTERS ?? Grace, Will, Karen e Jack. Debra Messing, Eric McCormack, Megan Mullally e Sean Hayes
MARIO ANZUONI/REUTERS Grace, Will, Karen e Jack. Debra Messing, Eric McCormack, Megan Mullally e Sean Hayes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil