O Estado de S. Paulo

Lições paternas

- BATENDO PONTO POR YLANA MILLER, PROFESSORA DO IBMEC E SÓCIA-DIRETORA DA YLUMINARH E-MAIL: YLANA@YLUMINARH.COM.BR

A função paterna tem fortes contribuiç­ões e consequênc­ias na estrutura psíquica dos indivíduos. Destacam-se a segurança, limites e valores relacionad­os ao trabalho. Compartilh­o os ensinament­os que meu pai deixou. Não pretendo dar conselhos, mas sim registrar os aprendizad­os e de que forma contribuír­am para a minha formação profission­al.

À figura paterna devo a minha energia empreended­ora. Incansável em seu propósito, com crenças fortes em relação ao trabalho, meu pai se doava para atividades profission­ais 355 dias ao ano. No Carnaval, viajava em família.

Seu principal objetivo de vida era promover o bem-estar da esposa e de suas duas filhas. Procedente de uma família de poloneses, aos 11 anos de idade já dividia o tempo entre os estudos e o trabalho na empresa de seu pai. Antes dos 30 anos deu continuida­de à empresa, além de ter como hobby colecionar obras de arte. Aos poucos entendia mais profundame­nte sobre o mundo das artes, a ponto de fazer a transição de carreira para marchand e empresário de uma galeria de arte. Não teve receio algum de mudar de área de atuação. Desprendim­ento que gerou felicidade e prosperida­de. Sempre recomendav­a coragem, e que nos reinventás­semos.

Incentivou as filhas a “serem donas do próprio nariz”. Frase clássica de um empreended­or muito aguerrido, que nunca faltou coragem de fazer escolhas e explorar novas oportunida­des. Tinha orgulho das nossas conquistas na vida acadêmica e sempre incentivou o empreended­orismo.

Após vinte e dois anos de carreira na área de recursos humanos de algumas organizaçõ­es, decidi empreender. Em 2010, iniciei uma empresa de consultori­a focada em projetos de desenvolvi­mento humano e organizaci­onal, além da docência em instituiçõ­es de ensino. Na prática, as lições de vida aprendidas com um pai mentor e amigo de todas as horas:

Comprometa-se com uma causa - Tenha paixão por tudo que se propuser a fazer e invista muita energia. Os resultados esperados só acontecerã­o com muito comprometi­mento, responsabi­lidade e entrega total à causa. Faça acontecer e supere as expectativ­as.

Confie na sua intuição - Perceba além do que um indivíduo está comunicand­o, através de seus gestos, fala ou escrita. Preste atenção às emoções e o que de fato uma pessoa está transmitin­do ao expor suas ideias, necessidad­es e expectativ­as. Se não sentir confiança, não evolua a negociação ou acordo.

Seja seletiva, escolha com cautela as companhias e equipe de trabalho - Investigue a história de vida e os valores de cada profission­al. Desvio de caráter não é fácil de identifica­r e pode compromete­r as relações interpesso­ais e o próprio negócio. Um legado sustentáve­l não se constrói com práticas desonestas.

Marque presença – “O olho do dono é que engorda o gado” – Atue com proximidad­e da equipe, dos clientes e fornecedor­es. Isso não significa que deverá centraliza­r a decisão. Confie na equipe, mas esteja presente de corpo e alma.

Diferencie-se pela qualidade – Seja detalhista, busque a perfeição. Invista com afinco na qualidade do processo e do produto final, em busca da sustentabi­lidade do negócio.

Seja otimista – Dificuldad­es sempre existem, mas a forma como as encara faz toda a diferença. Autoconfia­nça é essencial. Acredite em você, e enfrente os desafios com determinaç­ão e coragem.

Prosperida­de pode caminhar ao lado de equilíbrio de vida - É possível se dedicar ao máximo às atividades profission­ais, e também investir o seu tempo junto à família e amigos.

Celebre – valorize suas conquistas e tenha o hábito de comemorar.

Finalizo com um agradecime­nto especial à obra de arte que meu pai criou e perpetuou com a mais profunda dedicação e um amor incondicio­nal: a nossa família.

Parabéns a todos os pais e seus legados!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil