O Estado de S. Paulo

Equilíbrio interior

Harmonia entre iluminação, cores e revestimen­tos sugere maior leveza

- Vivian Codogno/ REPORTAGEM

A luz intensa que invadia o apartament­o colaborava para uma atmosfera impessoal. Para aplacar a sensação, a madeira surgiu como contrapont­o.

Amensagem primordial que a arquiteta paulistana Flavia Campos absorveu quando se envolveu no projeto de reforma deste apartament­o foi o desejo dos proprietár­ios, um casal com idade próxima aos 60 anos, de aproveitar o que a vida tem a oferecer. Ele, aposentado, assume-se enquanto um anfitrião que adora receber amigos. Ela, psicanalis­ta, dedica seu tempo livre aos livros, ao cinema e à boa música. Traçado o perfil dos clientes, Flavia aceitou o desafio de dotar o amplo e luminoso espaço desse duplex de ambientes que fossem além do meramente utilitário.

Logo de início, a arquiteta percebeu que a alegria do casal passava por aproveitar ao máximo a luz natural que entra no apartament­o. Porém, a luminosida­de intensa vinda das portas e janelas deixava a residência muitas vezes com uma atmosfera impessoal. Para aplacar essa sensação, Flavia apostou sem moderação na madeira do tipo freijó e revestiu portas, armários, móveis e superfície­s verticais. E, conforme imaginava a arquiteta, a tonalidade do material ajudou a amenizar – e muito – a luz extrema.

“Tudo que é muito claro tende a parecer pouco confortáve­l”, explica Flavia. “Por isso, optei por usar a madeira em tom claro. Ela realmente funciona como um agente moderador, sem produzir um contraste muito acentuado, que seria por demais agressivo aos olhos”, detalha.

A composição do piso também seguiu a preo-

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? A luminosida­de intensa recebida pelo apartament­o foi equilibrad­a pela combinação de cores nas paredes, piso e móveis
A luminosida­de intensa recebida pelo apartament­o foi equilibrad­a pela combinação de cores nas paredes, piso e móveis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil