O Estado de S. Paulo

Estátua com fuzil cria polêmica

Traficante­s teriam colocado a arma; o Morro Dona Marta tem UPP e recebe muitos turistas

- Roberta Pennafort / RIO COLABOROU FÁBIO GRELLET /

A estátua de Michael Jackson no Morro Dona Marta, no Rio, foi fotografad­a com fuzil colocado por traficante­s.

Inaugurada em 2010, a estátua de bronze do cantor Michael Jackson (1958-2009) instalada na favela Santa Marta, no Morro Dona Marta, em Botafogo, zona sul do Rio, recebeu um adorno inesperado: um fuzil, pendurado por traficante­s da favela. Uma foto da estátua com a arma foi divulgada ontem pelas redes sociais e causou repercussã­o e polêmica.

A estátua está fixada no alto do morro, na laje onde Michael gravou parte do clipe They Don't Care About Us, em 1996. É um ponto turístico do morro, bastante procurado por visitantes brasileiro­s e estrangeir­os depois que recebeu a primeira das Unidades de Polícia Pacificado­ra (UPPs), em 2008.

A Polícia Militar já anunciou ter identifica­do suspeitos de terem colocado o fuzil na obra, mas até ontem não sabia dizer quando isso fora feito. O Setor de Inteligênc­ia da UPP informou que alguns dos suspeitos estão com mandado de prisão em aberto, e ontem foi realizada uma ação para prendê-los. Até a noite, porém, nenhuma prisão acontecera.

Os criminosos, segundo a PM, fazem parte da quadrilha de Marco Pollo Lima dos Santos, o Mãozinha, que estava foragido e foi preso por integrante­s da UPP no dia 27. “Cabe ressaltar que a foto possivelme­nte foi tirada no início da manhã, horário em que há maior movimento nas vielas, para evitar confronto com policiais da UPP”, informou a polícia, em nota.

Desde que foi instalada, em 19 de dezembro de 2008, a Santa Marta sempre foi considerad­a uma unidade modelo. Quase uma década após a instalação, o Rio tem hoje 38 unidades.

 ??  ??
 ?? REPRODUÇÃO ?? Redes sociais. Imagem foi compartilh­ada na internet
REPRODUÇÃO Redes sociais. Imagem foi compartilh­ada na internet

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil