O Estado de S. Paulo

UBSs devem ser informatiz­adas até fim de 2018

- / PAULA FELIX, LUIZ FERNANDO TOLEDO, DOUGLAS GAVRAS e DAYANNE SOUSA

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou ontem, na abertura do Summit Saúde, que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do País estarão informatiz­adas até o fim de 2018.

Segundo Barros, ainda haverá a implementa­ção do prontuário eletrônico e de mais interativi­dade com os pacientes que, por meio do aplicativo ESaúde, poderão até mesmo avisar quando não for possível comparecer a uma consulta.

“Hoje financiamo­s doença e temos de passar a financiar saúde. Investir em prevenção e promoção será a palavra de ordem. Sabemos que, em 30% das consultas, as pessoas não comparecem. Elas poderão agora confirmar com o smartphone”, disse o ministro.

Para informatiz­ar as UBSs, o ministério deverá fazer um contrato com duração de 60 meses, que será pago mensalment­e. Em sua apresentaç­ão, o ministro falou ainda sobre o projeto de criação de fila única para procedimen­tos cirúrgicos, cuja posição também poderá ser consultada por smartphone­s.

O secretário da Saúde de São Paulo, David Uip, também presente, destacou a importânci­a de inovar no modelo de assistênci­a. “Estamos com um sistema hospitaloc­êntrico. O desafio é mudar para um sistema de prevenção.”

O evento. O Summit Saúde Brasil do Estado contou com palestras, debates e sete painéis temáticos em que foram discutidos de gestão e inovação em saúde até medicina do futuro. Ao falar sobre a judicializ­ação cada vez maior da saúde, por exemplo, o supervisor do Fórum da Saúde no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Arnaldo Hossepian, destacou que prepara um banco de dados com 52 pareceres sobre as questões de saúde mais recorrente­s em processos judiciais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil