O Estado de S. Paulo

Presidente da Câmara e secretário do Rio trocam críticas

Emocionado em enterro de PMs, Sá cobrou uma reforma criminal; já Maia vê cidade abandonada e sem policiamen­to

- Fábio Grellet / RIO

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acusou o secretário de Segurança do Rio, Roberto Sá, de tentar “transferir para os outros uma responsabi­lidade que é dele” ao criticar leis que considera brandas para combater o crime. Em uma postagem em seu perfil no Facebook, às 21 horas de sábado, o parlamenta­r, apontado como possível candidato ao governo fluminense em 2018, afirmou que Sá “não pode ser tão irresponsá­vel” em suas críticas. Até as 20 horas de ontem, a Secretaria de Segurança não havia se manifestad­o sobre a reclamação do político.

Maia reagiu a declaraçõe­s feitas por Sá, em tom irritado, durante enterro de um dos três policiais militares assassinad­os nos últimos dias no Estado. Este ano, já são 97 os militares mortos por criminosos, em meio ao cresciment­o de crimes como roubo e homicídio. Ele cobrou do Legislativ­o empenho para mudar as leis penais, como parece haver em relação a outras reformas. “Nós precisamos exigir reforma na política criminal. Eu vejo reforma tributária, reforma política, reforma econômica, cadê a reforma criminal? Essa legislação te atende como cidadão? Você acha que três anos (de pena) inicialmen­te para quem porta um fuzil, para sair em seis meses, é razoável? Vocês acham que quem tira a vida de uma pessoa pode progredir de uma pena de 15 (anos) e sair com cinco, seis anos? Não é razoável. O mundo não trata o crime assim. Sociedade que depende apenas da polícia para evitar isso é uma sociedade que vai sangrar”, afirmou, nitidament­e emocionado.

Referindo-se à fala de Sá, Maia respondeu em tom duro. “Nós vamos aprovar leis mais duras contra o crime, sim, mas a convulsão social que vivemos no Rio não é culpa da legislação”, afirmou, na rede social. “Cadê o policiamen­to? A sociedade está abandonada, e a polícia também.” A postagem foi pública e, até as 20 horas de ontem, havia levado a 319 comentário­s de internauta­s.

Internauta­s. “Tudo o que ele (Roberto Sá) falou é a mais pura realidade! Vocês estão preocupado­s em discutir e aprovar projetos do interesse de vocês! Enquanto isso, nossas leis totalmente ultrapassa­das nos deixam à mercê desses marginais! Nojo de vocês, políticos brasileiro­s! Em vez de criticá-lo, faça alguma coisa de útil para a sociedade, porque a única coisa que esse Congresso tem feito é roubar”, escreveu uma mulher.

“Não se faz de bobo, sr. Rodrigo! Queremos mudança no Código Penal”, publicou um rapaz. “Rodrigo Maia, nem parece que o senhor é carioca. Em vez de trazer recursos para seu Estado, fica criticando um secretário de Segurança que está trabalhand­o sem recurso nenhum. Mostre que o senhor é carioca”, comentou outro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil