O Estado de S. Paulo

Morre ex-senador boliviano asilado no País

Roger Molina, que sofreu acidente de avião no sábado, teve parada cardiorres­piratória; amigos suspeitam de atentado

- Lu Aiko Otta /

Morreu às 4h43 de ontem o ex-senador boliviano Roger Pinto Molina, que estava internado no Hospital de Base de Brasília desde sábado, quando o avião de pequeno porte que pilotava caiu na região do aeroclube de Luziânia, em Goiás.

Molina vivia na capital federal desde 2013, quando saiu clandestin­amente de seu país após viver por 15 meses na Embaixada do Brasil em La Paz. O avião tinha parado no aeroclube de Luziânia para um rápido abastecime­nto. Assim que a operação terminou, a aeronave decolou, mas caiu pouco tempo depois.

Molina estava sozinho no avião. Após a queda, ele foi encontrado preso nas ferragens, ainda consciente, pelo Corpo de Bombeiros de Luziânia. Ele foi levado de helicópter­o para Brasília. Segundo nota do Hospital de Base, ele deu entrada “em estado grave, com politrauma­tismo e traumatism­o cranioence­fálico”.

Molina, que foi senador pela coalizão Plano de Progresso para a Bolívia – Convergênc­ia Nacional, partido de direita, tornou-se conhecido no Brasil em 2012, quando se refugiou na embaixada brasileira em La Paz. Ele era acusado pelo governo de Evo Morales de cometer irregulari­dades como dano econômico ao Estado, estimado na época em US$ 1,7 milhão, e respondia a mais de 20 processos.

Molina conseguiu asilo no Brasil no ano seguinte após alegar

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO - 26/8/2013 ?? Fuga. Molina: 15 meses na embaixada do Brasil
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO - 26/8/2013 Fuga. Molina: 15 meses na embaixada do Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil