O Estado de S. Paulo

Eu filosofo, tu filosofas…

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Ela está ali, sozinha, no centro do palco, e os temas nos quais toca estão ligados à existência humana, o significad­o de nascer e viver hoje. Conflito puro, felizmente, como bem gosta o teatro de abordar. A moça em questão é Soraya Ravenle, atriz que chega a São Paulo do Rio com o solo Instabilid­ade Perpétua. A peça mistura textos, dança e música e foi inspirada em obras do poeta e filósofo Juliano Garcia Pessanha. Tanta densidade talvez justifique uma coleção de diretoras: Daniela Visco, Georgette Fadel, Julia Bernat e Stella Rabello. Estreia prevista para o dia 9 de setembro, sessões de sexta-feira a domingo, no Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822, tel. 3340-2000). 500 DA BARCA O Auto da Barca do Inferno (1517), peça do fundador do teatro luso, Gil Vicente, completa este ano cinco séculos de pura alegria – ou quase isso, consideran­do o destino do batel e o tom satírico e crítico da sociedade. Não perca tempo: dia 23, no Teatro Sérgio Cardoso, o Auto é apresentad­o pelo grupo Dragão7. É parte do Circuito de Teatro Português, que vai de 18 a 27 de agosto em SP e oito cidades brasileira­s, e tem companhias de Cabo Verde, Macau, Portugal, São Tomé e Príncipe. www.circuitode­teatroport­ugu es.com.br

É PIQUE, É PIQUE! A Companhia do Latão comemora 20 anos com o melhor de seu olhar sobre Brecht. E volta ao cartaz com a montagem mais apresentad­a neste período: A Comédia do Trabalho. Serão quatro sessões no estúdio do Latão, na Vila Madalena, dias 18 e 19, 25 e 26. A programaçã­o completa em companhiad­olatao.com.br.

MINEIRO EXPORTAÇÃO O compositor e arranjador mineiro Daniel Maia, responsáve­l por tantas trilhas originais para teatro e dança, inicia em uma semana a sua quarta parceria com o coreógrafo japonês Tadashi Endo, do Mamu Butoh Center, na Alemanha. Maia (na foto, com Endo) embarca hoje, 17, para lá, onde permanecer­á na casa do coreógrafo, compondo e acompanhan­do a montagem do espetáculo Ha Dô, que significa movimento das ondas. A estreia está marcada para 29 de agosto no Theatrer Göttingen.

NEONAZISTA CUCARACHA Não bastassem os episódios da semana passada em Charlottes­ville (EUA), aqui também é preciso botar as barbas de molho – pelo menos no palco. O dramaturgo uruguaio Santiago Sanguinett­i estreia na cidade um texto inédito, Nuremberg. É a história de um neonazista durante os preparativ­os para um atentado que vai cometer e não vai sobreviver. Ele fala sobre suas convicções enquanto se exercita, preparando-se para o ataque. A montagem estreia dia 2 de setembro no Centro Compartilh­ado de Criação, na Barra Funda, e é dirigida por César Maier, com Osmar Pereira na pele do rapaz.

 ?? RAFAEL AGUIAR ?? Soraya Ravenle. Um solo
RAFAEL AGUIAR Soraya Ravenle. Um solo
 ?? ACERVO MAMU BUTOH CENTER ??
ACERVO MAMU BUTOH CENTER
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil