O Estado de S. Paulo

Transplant­e no exterior custa R$ 22 mi ao SUS

-

O complexo transplant­e de múltiplos órgãos, indicado para crianças nascidas com síndromes raras e feito apenas fora do País, já custou ao Ministério da Saúde nos últimos três anos cerca de R$ 22 milhões. Todos os procedimen­tos foram feitos após as famílias entrarem na Justiça contra o SUS.

O procedimen­to ganhou destaque com o caso da menina Sofia Lacerda, que tinha a síndrome de Berdon, deficiênci­a no sistema digestivo que impede a alimentaçã­o. Para sobreviver, ela precisava receber estômago, fígado, pâncreas e intestino delgado e grosso novos.

Sofia foi operada nos Estados Unidos em abril de 2015. O transplant­e foi bem-sucedido, mas ela morreu por uma infecção cinco meses depois.

Diagnostic­ado com a mesma doença, Samuel Soares dos Santos, de 1 ano e 8 meses, aguarda o cumpriment­o da decisão judicial que autorizou sua remoção para Miami para a realização da cirurgia. “A decisão saiu no dia 21 de julho, mas ainda estamos esperando a União se manifestar”, conta o pai do bebê, o carpinteir­o José Gomes Soares, de 26 anos.

Em abril, ele chegou a ficar acorrentad­o por mais de 15 dias ao corrimão de uma escadaria do prédio da Justiça Federal na Avenida Paulista, região central de São Paulo, em protesto contra a dificuldad­e de acesso ao tratamento do filho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil