O Estado de S. Paulo

‘NÃO TIVE DE IR DURANTE 1 MÊS AO HOSPITAL PARA SESSÕES’

1º com tumor de cérebro a fazer radioterap­ia intraopera­tória

- Alexandre Serai / F.C.

Quando descobriu um câncer no cérebro em 2015, o comerciant­e Alexandre Serai, de 52 anos, passou por cirurgia, quimiotera­pia e mais de 30 sessões de radioterap­ia. A doença foi eliminada na época, mas um novo tumor apareceu em 2017.

Desta vez, porém, o paciente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz tinha uma tecnologia mais precisa à disposição: foi o primeiro doente com tumor de cérebro da América Latina a se submeter à radioterap­ia intraopera­tória, técnica feita durante a cirurgia, com o paciente ainda aberto. O procedimen­to foi possível graças a um equipament­o chamado Intrabeam, disponível em poucos hospitais brasileiro­s.

“Com a radioterap­ia convencion­al ou radiocirur­gia, a dose de radiação é muito maior e pode danificar também áreas próximas do tumor. Com o Intrabeam, é possível direcionar a radiação de forma muito mais precisa e ainda proteger áreas próximas com uma lâmina de chumbo, já que o paciente está aberto”, explica Rodrigo Hanriot, coordenado­r da radioterap­ia do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Outra vantagem da técnica é que a sessão feita ainda durante a cirurgia é única. “Não tive de me deslocar durante um mês inteiro para o hospital para fazer 30 sessões, como da primeira vez. Além de mais precisa, ela traz mais conforto também”, diz Serai, que se submeteu ao procedimen­to em março.

Sorte e azar. Nos exames de acompanham­ento feitos posteriorm­ente, a doença está controlada. “Às vezes penso que posso ter o azar de ter contraído o câncer, mas tenho a sorte de estarmos em uma fase da Medicina em que estão surgindo novos tratamento­s. Antes, o câncer era quase uma sentença de morte. Hoje não é mais.”

 ?? FOTOS GABRIELA BILÓ / ESTADÃO ?? Serai. Processo foi feito em março, em sessão única; segundo ele, a técnica, ‘além de mais precisa, traz mais conforto’
FOTOS GABRIELA BILÓ / ESTADÃO Serai. Processo foi feito em março, em sessão única; segundo ele, a técnica, ‘além de mais precisa, traz mais conforto’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil