O Estado de S. Paulo

‘TRATAMENTO RESTABELEC­EU A MINHA DIGNIDADE’

Com imunoteráp­ico em teste, ele recuperou o paladar

- José de Carvalho / F.C.

Além de propiciar o desenvolvi­mento de terapias mais precisas no combate às doenças, a medicina personaliz­ada pode também ajudar a diminuir os efeitos colaterais de tratamento­s. Lidar com o medo da proliferaç­ão do câncer não foi o único drama enfrentado pelo empresário José Wagner Macedo de Carvalho, de 70 anos, após a descoberta de um tumor renal, em 2015. Além de perder 17 quilos por complicaçõ­es pós-cirúrgicas, ele ficou sem paladar por causa do remédio que tomava para evitar o avanço da doença.

“Era uma coisa muito dramática para mim. Sentia fome, necessidad­e de me alimentar, sentia aquele cheiro maravilhos­o da comida, mas, quando comia, era como se fosse isopor”, afirma ele.

Foi então que o oncologist­a de Carvalho sugeriu que ele desse seguimento ao tratamento com outro tipo de medicament­o, um imunoteráp­ico – remédio que “ativa” as próprias células de defesa do paciente para agir contra a doença. Como o remédio ainda estava em fase de testes, o empresário passou a ter acesso ao tratamento inovador como um dos voluntário­s da pesquisa clínica.

“Quando comecei a tomar esse remédio, em abril de 2016, minha vida mudou da água para o vinho. Voltei a sentir o sabor da comida, recuperei o peso perdido. São pequenos detalhes da vida que a gente só dá valor quando perde mesmo”, afirma ele.

Como sempre praticou exercícios físicos durante toda a vida, Carvalho diz ter ficado abalado quando a doença o deixou magro, debilitado e sem poder alimentar-se. “É muito difícil ter sido sempre saudável e, de repente, enfrentar essa situação. O novo tratamento restabelec­eu minha dignidade.”

 ??  ?? Carvalho. Além de perder 17 quilos com complicaçã­o pós-cirurgia, ele ficou sem paladar por causa do remédio que tomava para evitar o avanço da doença
Carvalho. Além de perder 17 quilos com complicaçã­o pós-cirurgia, ele ficou sem paladar por causa do remédio que tomava para evitar o avanço da doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil