O Estado de S. Paulo

Na mira dos extremista­s

- A.N., COM EFE

A Catalunha é tida por analistas como um dos centros do extremismo islâmico na Europa. Pelo menos uma centena de espanhóis migrou para a Síria e o Iraque para se juntar ao Estado Islâmico; parte já teria voltado à Espanha.

O principal autor do atentado de Barcelona, o motorista do furgão utilizado no ataque, continuava foragido até o início da madrugada de hoje. No final da noite, a polícia catalã informou que duas pessoas foram detidas. Um deles era marroquino. O outro era da cidade de Melilla, um enclave espanhol na África. Nenhum dos dois dirigia o veículo utilizado no ataque.

A princípio, a polícia identifico­u o marroquino como Driss Oukabir, de 28 anos. Ele chegou a ser preso por um mês por abuso sexual, em 2012, em Figueres, na província catalã de Girona, segundo a polícia.

No entanto, o jornal espanhol La Vanguardia informou que, no início da noite de ontem, um homem se apresentou à polícia, identifica­ndo-se como o verdadeiro Driss Oukabir. Segundo ele, seus documentos de identidade foram roubados e, ao ver sua foto na imprensa, decidiu apresentar-se às autoridade­s.

À noite, uma pessoa foi presa em uma blitz policial que buscava suspeitos. Segundo as autoridade­s da Catalunha, o suspeito foi preso “por sua suposta implicação no atentado de Barcelona”.

A Catalunha é conhecida pelos serviços secretos europeus como um dos centros do extremismo islâmico no continente, comparado por especialis­tas com o bairro de Molenbeek, em Bruxelas, na Bélgica. Pelo menos 700 pessoas do movimento islamista já foram identifica­das nas prisões espanholas, das quais 500 foram presas ao longo dos últimos 10 anos.

Pelo menos uma centena de espanhóis migrou para a Síria e o Iraque para juntar-se aos militantes do Estado Islâmico. Destes, dezenas já teriam voltado ao território espanhol, o que eleva o risco de novos ataques.

 ?? EFE ?? Capturado. Polícia divulgou imagem de Driss Oukabir
EFE Capturado. Polícia divulgou imagem de Driss Oukabir

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil