O Estado de S. Paulo

Tite concorre a melhor técnico do mundo

Treinador da seleção brasileira é um dos 12 indicados na disputa de 2017 e o único fora da Europa; entre os jogadores, dois brasileiro­s: Neymar e Marcelo

-

O excelente trabalho à frente da seleção fez de Tite um dos 12 concorrent­es ao prêmio de melhor treinador do mundo. A Fifa divulgou ontem os indicados deste ano e o técnico que levou a equipe brasileira a se classifica­r com grande antecipaçã­o à Copa da Rússia é um “intruso’’. Ele é o único profission­al que não trabalha no futebol europeu incluído na relação. A entidade também divulgou os 24 postulante­s à condição de melhor jogador – com dois brasileiro­s, Neymar e Marcelo. Todos eles estão a serviço de clubes europeus.

A definição dos indicados foi feita por uma comissão da Fifa formada por 11 ex-jogadores, entre eles o brasileiro Cafu, o argentino Maradona e o espanhol Puyol. Tite concorre com nomes como Zidane, Guardiola e José Mourinho. A escolha de ontem é uma espécie de semifinal. Os três finalistas de todas as categorias – também serão escolhidos os melhores do futebol feminino – serão anunciados em setembro. A cerimônia de premiação ocorrerá em 23 de outubro, em Londres.

A escolha dos finalistas se dará pelo voto de treinadore­s de seleções nacionais, seus capitães, jornalista­s e de torcedores. A votação do público, por meio do site da Fifa, começa na segunda-feira e irá até o dia 7 de setembro.

Tite preferiu não falar sobre a indicação, mas pessoas próximas ao treinador disseram que ele recebeu a notícia com “muita alegria’’. Ele comanda a seleção desde junho de 2016 e tem aproveitam­ento de 100% nas Eliminatór­ias. Certamente isso foi decisivo para ter entrado na lista dos 12 melhores treinadore­s, pois o período avaliado pela comissão foi entre 20 de novembro passado e 2 de julho.

Além dele, apenas um outro técnico de seleção concorre ao prêmio: o alemão Joachim Löw, campeão do mundo em 2014. Os outros 10 são de clubes europeus, dois deles sul-americanos – Pochettino, do Tottenham, e Simeone, do Atlético de Madrid.

Concorrer ao prêmio da Fifa é algo raro para treinadore­s que trabalham fora do futebol europeu. Luiz Felipe Scolari, em 2013,

quando dirigia a seleção brasileira, e Alejandro Sabella, no ano seguinte, após levar a Argentina ao vice-campeonato mundial, figuram entre as exceções.

Este ano, pela segunda temporada seguida, a atribuição do prêmio é responsabi­lidade exclusiva da Fifa. Até 2015, havia associação com a revista France Football.

Melhor jogador. Com isso, o prêmio para o melhor jogador,

antes denominado “Bola de Ouro’’, passou a se chamar “The Best’’. E nesta edição o Brasil tem dois concorrent­es: Neymar, escolhido pelo que fez na temporada passada com a camisa do Barcelona, e Marcelo, do Real Madrid.

O atual melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, é considerad­o o maior favorito a conquistar mais uma vez esse “título’’. Messi também está lista.

No feminino, o Brasil desta vez não terá representa­ntes. Marta, que esteve 12 vezes seguidas entre as indicadas e ganhou o troféu em cinco ocasiões, não foi lembrada.

 ?? MAURO HORITA / MOWA PRESS-28/3/2017 ?? No topo. Tite recebeu com ‘muita alegria’ sua inclusão na lista dos melhores
MAURO HORITA / MOWA PRESS-28/3/2017 No topo. Tite recebeu com ‘muita alegria’ sua inclusão na lista dos melhores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil