O Estado de S. Paulo

OAB cobra STF por impeachmen­t de Michel Temer

- Breno Pires Rafael Moraes Moura / COLABORARA­M LUIZ VASSALLO, FAUSTO MACEDO e JULIA AFFONSO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deve analisar até o início da próxima semana as duas ações apresentad­as ao Supremo que pedem à Corte que ordene o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a dar andamento aos pedidos de impeachmen­t contra o presidente da República, Michel Temer. Uma das ações foi apresentad­a por parlamenta­res da oposição e a outra pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A informação foi passada pelo ministro na tarde de ontem, ainda antes de Moraes ter sido sorteado relator do mandado de segurança ajuizado pela OAB. O presidente da entidade, Claudio Lamachia, entrou com o instrument­o legal em razão da demora de quase três meses e meio para Maia dar seguimento ao processo de impeachmen­t de Temer na Câmara.

O pedido foi protocolad­o por Lamachia no dia 25 de maio e permanece até hoje engavetado pelo presidente da Casa. Para a OAB, a Maia “não é outorgada a faculdade legal de nada fazer, sob pena de mitigar a independên­cia do Parlamento”.

Alegando omissão por parte do presidente da Câmara, os deputados Alessandro Molon (Rede-RJ), Aliel Machado (RedePR), Henrique Fontana (PTRS) e Júlio Delgado (PSB-MG) pediram no dia 28 de junho que o STF conceda uma liminar obrigando Maia a analisar a presença dos requisitos formais nas denúncias já apresentad­as e a providenci­ar a instalação das comissões especiais para analisar o mérito dos pedidos.

Em 29 de junho, Moraes solicitou explicaçõe­s do presidente da Câmara. A resposta extrapolou o prazo dado, de dez dias, e só chegou anteontem ao STF, mas ainda não está disponível no sistema de visualizaç­ão de documentos da Corte. ‘Violação’. Na ação, os parlamenta­res da oposição afirmam que a Câmara já tinha recebido 21 denúncias por crime de responsabi­lidade contra Temer, até aquele momento, “sem que nenhum andamento fosse tomado”. Para Lamachia, há desvio de finalidade quando Maia não dá seguimento aos pedidos de impeachmen­t. O mandado de segurança diz que a conduta do presidente da Câmara “inflige tripla violação de direitos”.

 ?? ANDRE DUSEK/ESTADAO-15/8/2017 ?? Ministro. Moraes é o relator de mandado de segurança
ANDRE DUSEK/ESTADAO-15/8/2017 Ministro. Moraes é o relator de mandado de segurança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil