O Estado de S. Paulo

Bannon chama extremista­s de palhaços

- / AFP

Stephen Bannon, o assessor estratégic­o do presidente americano, Donald Trump, afirmou ontem que os extremista­s de direita dos EUA são “um bando de palhaços” que estão ganhando mais espaço da imprensa do que deveriam. O conselheir­o de 63 anos é tido como uma das vozes do nacionalis­mo americano e responsabi­lizado pelas recentes atitudes de Trump, que rejeita culpar apenas os radicais de direita pelos incidentes em Virgínia.

Segundo o assessor, que perdeu espaço desde o início do governo e corre risco de demissão, os EUA estão em guerra econômica com a China e o confronto verbal adotado recentemen­te pela Casa Branca com a Coreia do Norte não é nada além de uma “distração”.

“Na minha opinião, a guerra econômica com a China é tudo e devemos nos concentrar nela de forma obsessiva”, declarou Bannon em entrevista ao site American Prospect. “Eles não escondem o que fazem e um de nós estará em situação de hegemonia dentro de 25 a 30 anos, e será a China se continuarm­os no atual caminho”, declarou o assessor.

“Sobre a Coreia do Norte, apenas nos provocam, não é nada além de uma distração”, afirmou Bannon, que dirigiu o site ultraconse­rvador Breitbart News antes de se unir à equipe de Trump. Ele criticou a declaração do presidente de responder com “fogo e fúria” a Pyongyang, caso prossiga com as ameaças aos EUA, estimando que não há solução militar para a questão.

“Até que alguém resolva essa equação e me prove que não morrerão 10 milhões de pessoas em Seul, em 30 minutos, por ataques de armas convencion­ais, não sei do que estamos falando, não há solução militar.”

 ?? ALEC MACGILLIS / AFP–16/8/2017 ?? Símbolos. Esculturas de lííderes dos confederad­os são retiiradas em Baltiimore
ALEC MACGILLIS / AFP–16/8/2017 Símbolos. Esculturas de lííderes dos confederad­os são retiiradas em Baltiimore

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil