O Estado de S. Paulo

Dívida pública pode ultrapassa­r 80% do PIB já em 2019

-

O ministro do Planejamen­to Dyogo Oliveira voltou a dizer que está “confiante” de que o projeto que muda as metas de 2017 e 2018 será aprovado antes do dia 31 de agosto, prazo final para o governo mandar o projeto de lei orçamentár­ia do ano que vem e que também acredita que o governo conseguirá aprovar o pacote de medidas que reduzem despesas com servidores.

Questionad­o se o governo trabalhari­a para conseguir apoio para a votação da mudança das metas, Oliveira disse que não cabem negociaçõe­s em torno do projeto. “Revisão da meta é um item específico, é uma medida que retrata a situação fiscal do País. Acredito eu que não será objeto de nenhum tipo de negociação”, afirmou.

Ele disse ainda que o aumento da dívida pública decorrente da ampliação do déficit fiscal é um sinal da situação grave das contas públicas e da necessidad­e de reformas, principalm­ente da Previdênci­a Social. Segundo as novas projeções do governo anexadas à proposta que altera as metas fiscais, a dívida bruta do governo vai ultrapassa­r os 80% do Produto Interno Bruto (PIB) já em 2019. “É preciso enfrentar a principal despesa do governo que é a Previdênci­a, sem o qual não vamos conseguir caminhar para a estabiliza­ção das contas públicas em um futuro próximo”, acrescento­u.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil