O Estado de S. Paulo

Neymar brilha em Paris.

Com dois gols, um deles após dribles geniais, e belas jogadas, brasileiro encanta a torcida na goleada do PSG

-

Craque estreia em casa e faz 2 dos 6 gols do PSG contra o Toulouse.

Os adversário­s do Paris Saint-Germain tiveram na noite de ontem uma demonstraç­ão de força no Campeonato Francês. Com um jogo fluído, marcado por toques curtos e rápidos, por tabelas, ultrapassa­gens e efetividad­e nas conclusões, a equipe liderada pelo maestro Neymar, massacrou o Toulouse. Em sua estreia diante do torcedor parisiense, o craque deu show, fez dois gols, duas assistênci­as e sofreu pênalti na vitória de 6 a 2. Fora o baile.

O domínio do PSG sobre o Toulouse era esperado, mas nem por isso o jogo foi menos interessan­te. A equipe do Sul da França soube valorizar o confronto no Parque dos Príncipes, mais uma vez lotado. Embora retrancado e tímido na maior parte do tempo, apostou nos contra-ataques e acertou. Foi o Toulouse quem abriu o placar aos 19 minutos: um golaço de Gradel, que acertou um chute de primeira após cruzamento.

A surpresa não abalou a equipe de Unai Emery. Equilibrad­o, o PSG soube voltar ao ataque sem se expor demais na defesa. Neymar apareceu com frequência vindo de trás e caindo pela esquerda, não só como garçom de Cavani e Di María, mas também agudo, como finalizado­r. Aos 25, Daniel Alves cruzou da direita, e Neymar cabeceou na trave. Cinco minutos depois, o brasileiro tocou de calcanhar para Rabiot, que chutou cruzado. O goleiro Lafont rebateu e Neymar apareceu entre os zagueiros para empatar.

Não demorou muito para o PSG virar. Com a participaç­ão de Neymar. Ele tabelou com Rabiot, que chutou cruzado.

No segundo tempo, Neymar começou um pouco mais apagado, mas depois se soltou. Fez belas jogadas, tentou tabelas e aos 28 minutos sofreu pênalti. Cavani foi para a bola e bateu como se deve: forte, no canto, longe do alcance de Lafont.

Com a vantagem no placar, mas com um homem a menos (Verrati fôra expulso), o time parisiense cedeu o segundo gol ao Toulouse aos 33 minutos do segundo tempo. Julien fez de cabeça. Mas três minutos depois Pastore ampliou para o PSG. Mais dois minutos e Kurzawa pegou de voleio o escanteio cobrado por Neymar e ampliou a goleada com mais um golaço. Não bastasse, o brasileiro ainda fez um belo gol: com técnica impression­ante e muita raça, bateu toda a zaga adversária e marcou o sexto aos 45 minutos – seu terceiro gol em dois jogos.

A atuação de luxo, com direito a drible desconcert­ante nos últimos instantes, mostrou um Neymar cada vez mais entrosado, mais à vontade em campo.

O brasileiro, porém, tratou de conter a euforia dos torcedores e garantiu que tem espaço para evoluir. “O entrosamen­to tem de melhorar. São só duas partidas’’, ponderou. Tímido, o craque não quis comentar o golaço que fez no final da partida, mas se disse mais uma vez feliz com a troca de clube e afirmou que já vê o PSG como “uma grande equipe’’. “Se somos a melhor equipe do campeonato temos de jogar muito, temos de jogar bem, temos de marcar e fazer tudo para melhorar.’’

Entre os colegas de equipe, ninguém escondeu o fascínio com o brasileiro. Para o lateral Kurzawa, Neymar está “impression­ante’’. “É o melhor jogador com quem já joguei.’’

Verratti se mostrou encantado com o golaço do brasileiro no final. “Temos a sorte de jogar com ele, e os torcedores também’’. Acho que gols assim ainda vamos ver muitos’’, estimou.

 ??  ??
 ?? BENOIT TESSIER/REUTERS ?? Voando. Neymar comemora seu segundo gol no jogo, o sexto na goleada do PSG
BENOIT TESSIER/REUTERS Voando. Neymar comemora seu segundo gol no jogo, o sexto na goleada do PSG

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil