O Estado de S. Paulo

Janot denuncia Jucá por suposta venda de MP

- Fausto Macedo

O procurador-geral, Rodrigo Janot, ofereceu denúncia no STF contra o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). O peemedebis­ta é investigad­o na Operação Zelotes por suposto favorecime­nto, em uma medida provisória, ao Grupo Gerdau em troca de doações. Ele nega.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, suscitou à presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, duas arguições de impediment­o, suspeição e incompatib­ilidade do ministro Gilmar Mendes, relator na Corte dos habeas corpus em favor dos empresário­s Jacob Barata Filho e Lélis Marcos Teixeira.

Ambos são alvo da Operação Ponto Final, que investiga crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por uma suposta organizaçã­o criminosa que estaria atuando no governo do Rio, de 2007 até os dias atuais.

As petições foram encaminhad­as ontem a pedido dos procurador­es da República da força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio. Conforme uma das arguições, as causas são “múltiplas”. “Há entre eles (o ministro e Barata) vínculos pessoais que impedem o magistrado de exercer com a mínima isenção suas funções no

• Funaro

O corretor Lúcio Funaro deixou o Complexo Penitenciá­rio da Papuda e voltou para a Superinten­dência da Polícia Federal em Brasília, onde trata de sua delação. A transferên­cia foi solicitada pelo Ministério Público Federal. processo”, escreveu Janot.

Relação.

Em 2013, Gilmar foi padrinho de casamento do sobrinho de sua mulher com a filha de Barata Filho. Além disso, segundo o MPF, Barata Filho é sócio do cunhado do ministro.

O empresário, conhecido como o “rei do ônibus”, e Teixeira foram presos no dia 2 de julho. Quinze dias depois, Gilmar aceitou o pedido de liberdade da defesa para transforma­r a prisão em medidas cautelares alternativ­as. No mesmo dia, o juiz federal Marcelo Bretas expediu novo pedido de prisão referente a outro processo. No dia 18, Gilmar revogou a prisão.

“Não há suspeição”, disse ontem o ministro, ao participar do “Fórum Estadão – Reforma Política em Debate”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil