O Estado de S. Paulo

Temer diz que sistema de governo é ‘útil’ para o País

- Lu Aiko Otta / BRASÍLIA

O presidente Michel Temer disse ontem que a proposta de se adotar no Brasil o semipresid­encialismo, modelo no qual, apesar de haver um primeiro-ministro, o presidente mantém a força política, seria “extremamen­te útil para o Brasil”.

Questionad­o se preferia o modelo português ou o francês, Temer afirmou que são semelhante­s. “O presidente tem uma presença muito grande. Não adianta instituir um parlamenta­rismo em que o presidente é fraco”, disse após almoço no Itamaraty oferecido ao presidente do Paraguai, Horacio Cartes, em visita oficial ao País.

Temer afirmou que tem dialogado sobre o tema com os presidente­s do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes; da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). “Vamos alongar esses estudos para verificar qual é o melhor momento para sua aplicação.”

Para o presidente, a adoção do sistema requer uma “mudança constituci­onal grande” e, por isso, ele não quis dizer se acha possível que seja aplicado já na próxima eleição. “As discussões estão começando agora”, afirmou Temer.

Em resposta às críticas por causa de conversas fora da agenda com Gilmar Mendes, o peemedebis­ta disse que “sempre” se encontra com o ministro para discutir política. “Aí vocês publicam: ‘Encontrou-se tarde da noite’. É que o presidente trabalha até meia-noite”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil