O Estado de S. Paulo

DIFERENÇAS

-

Proporcion­al Puxadores de voto

Modelo eleitoral em vigor no País atualmente em que são somados os votos válidos no candidato e no partido ou coligação. A partir daí, é calculado o quociente eleitoral, que determina o número de vagas a que o partido ou a coligação tem direito. O quociente eleitoral é resultado da divisão do número de votos pelo número de assentos a preencher. Essa norma favorece a eleição de candidatos com baixa votação por causa dos chamados puxadores de voto, como é o caso do deputado Tiririca (PR-SP).

Distritão Mais votados

Sistema eleitoral em debate atualmente pela comissão de reforma política da Câmara. Cada Estado ou município vira um distrito eleitoral. São eleitos os candidatos mais votados em cada distrito. Recentemen­te, aumentou a resistênci­a ao distritão entre os deputados, mesmo com a ideia de usá-lo como modelo de transição para o distrital misto em 2022.

Distrital misto

Lista

O eleitor vota duas vezes: uma para candidatos no distrito e outra para a lista dos partidos. Uma metade das vagas vai para os candidatos eleitos por maioria simples. A outra é preenchida conforme o quociente eleitoral pelos candidatos de lista pré-ordenada pelos partidos. O modelo seria implantado apenas a partir de 2022.

Distritão misto Novidade

Modelo eleitoral inédito que combina o voto majoritári­o com o voto em legenda. A ideia é que, na eleição para deputado federal e estadual, por exemplo, os eleitores continuem tendo a possibilid­ade de votar tanto no candidato como no partido. A novidade é que no resultado final os votos em legenda seriam distribuíd­os, proporcion­almente, aos candidatos daquele partido.

Lista fechada

Ordem

Pelo sistema, o eleitor vota no partido, que define previament­e os candidatos que serão eleitos em ordem de prioridade. Atualmente, o eleitor vota diretament­e no candidato.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil