O Estado de S. Paulo

SERVIÇO SECRETO FICA SEM DINHEIRO Viagens e eventos públicos sobrecarre­gam agência

-

Oserviço secreto americano informou que terá dinheiro suficiente para cobrir os custos da proteção ao presidente dos EUA, Donald Trump, e à família dele até o fim de setembro. Depois desse período, a agência federal ficará sem verba para pagar os salários e as horas extras a menos que o Congresso intervenha.

“O serviço secreto estima que cerca de 1.100 funcionári­os trabalharã­o horas a mais durante este ano”, disse o diretor Randolph “Tex” Alles em um comunicado.

A verba deveria durar até o fim de dezembro, mas a proteção do presidente e dos vários membros da “primeira-família”, que têm viajado muito para negócios e férias, sobrecarre­gou o serviço secreto, os governos locais e pelo menos uma agência federal – a Guarda Costeira.

As viagens de fim de semana do presidente e da primeira-dama para seu resort de Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida, ou para seu clube de golpe em Bedminster, New Jersey, ampliaram os gastos dos contribuin­tes e as complicaçõ­es para o governo. O serviço secreto também precisa garantir a segurança para os quatro filhos adultos de Trump, genros e noras.

Segundo Alles, nos últimos anos, frequentem­ente o serviço secreto obteve do Congresso permissão para exceder seu orçamento. Isso ocorreu em 2016, durante o último ano de Barack Obama na presidênci­a.

Mas o trabalho para o pessoal de segurança aumentou demasiadam­ente no governo Trump. O serviço secreto agora protege 42 pessoas 24 horas por dia, 11 a mais do que no governo Obama. Só da família do presidente há 18 pessoas que recebem proteção.

Desde que Trump assumiu o governo, o presidente tem realizado eventos sempre com a presença de muitas pessoas. A primeira-dama, Melania, por sua vez, permaneceu os cinco primeiros meses do ano em Nova York com seu filho Barron, o que exigiu segurança extra na Trump Tower, residência da família.

Por décadas, as famílias presidenci­ais têm recebido proteção 24 horas sem restrição de verbas. Cada presidente trouxe um novo desafio aos serviços de segurança, dependendo do seu estilo de vida. O serviço secreto pediu US$ 60 milhões a mais em seu orçamento para o próximo ano para proteger a família de Trump.

 ?? PABLO MARTINEZ MONSIVAIS/AP-20/8/2017 ?? Sem dinheiro. Trump: férias em New Jersey
PABLO MARTINEZ MONSIVAIS/AP-20/8/2017 Sem dinheiro. Trump: férias em New Jersey

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil