O Estado de S. Paulo

Drinques em mãos e vistas do alto

-

Nem é preciso subir tanto assim para ter as melhores vistas de Lisboa. Os altos e baixos das sete colinas dão conta de criar mirantes por toda parte. Mas quem nega o charme de beber um coquetel ou de jantar ao ar livre no topo de um prédio? Assim, a febre dos rooftops pegou também na capital portuguesa.

The Insólito

theinsolit­o.pt

Para chegar ao restaurant­e e bar no Príncipe Real, no topo de um

Silk Club

silk-club.com

Topo

topo-lisboa.pt

Fica no alto de um centro comercial na Praça Martim Moniz, entre os bairros Baixa e Mouraria, num ponto meio fora do circuito turístico, embora no centro. Pelo clima à vontade, é um achado, um daqueles lugares para dar uma passada no fim da tarde sem se preocupar com o cabelo desfeito por um dia inteiro batendo pernas.

A parte interna é envidraçad­a, com um enorme balcão; a externa tem deques (lá chamados de esplanadas). O lugar tem um cardápio extenso de coquetéis a 8, Mirantes

Sem gastar nem um centavo com comida e bebida, você pode apreciar os telhados de Lisboa, os barcos no Rio Tejo e a Ponte 25 de abril de vários mirantes públicos.

No Príncipe Real, o Mirante São Pedro de Alcântara fica na frente do hostel The Independen­te. Dali enxerga-se o Castelo de São Jorge todo iluminado à noite. Às sextas-feiras, universitá­rios se encontram no local vestindo o traje típico dos estudantes portuguese­s, uma capa idêntica à dos alunos da escola de magia de Hogwarts, do bruxo Harry Potter. Dizem que esta foi, inclusive, a inspiração da escritora J.K.Rowling para criar a roupa da ficção.

No bairro da Graça, o Mirante Nossa Senhora do Monte ainda é considerad­o um achado, embora a profusão de tuc-tucs pela cidade ande levando mais gente até lá – porque a subida é chatinha. A vista é para a Ponte 25 de Abril.

Outro mirante interessan­te é o de Santa Catarina, no Largo do Adamastor, pegado ao Bairro Alto. O horário mais concorrido é o pôr do sol. À noite, quem frequenta o pedaço são os mais jovens. / M.N.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil