O Estado de S. Paulo

Passagem do furacão Harvey deixa 1 morto no Texas

- /

A passagem do furacão Harvey, que tocou o solo no Estado americano do Texas na madrugada de ontem, causou devastação e enchentes. No início da noite de sábado, uma morte foi confirmada. “Trata-se de uma pessoa que ficou presa no incêndio de sua casa durante a tempestade”, disse à imprensa o juiz C.H. “Burt” Mills, do condado de Aransas, na costa texana.

O prefeito de Rockport, C. J. Wax, afirmou ao Washington Post que ainda não era possível saber o número de mortos ou feridos, mas declarou que cerca de 65% da população não obedeceu à ordem de abandonar suas casas – o total é de 65 mil moradores.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA informou que o Harvey enfraquece­u e se transformo­u em uma tempestade tropical, com ventos com velocidade sustentada máxima de 112 km/h. Ele chegou ao Texas durante a noite, como um furacão de categoria 4, com ventos de mais de 209 km/h.

Rockport foi um dos locais mais afetados pela passagem do Harvey. Várias casas desabaram e muitas foram danificada­s ao terem telhados arrancados e janelas estilhaçad­as. O chefe da agência federal de emergência­s dos EUA avaliou que levará anos até as cidades atingidas se recuperare­m da devastação.

O presidente americano, Donald Trump, repetiu diversas vezes pelo Twitter mensagens de alerta e reafirmou que estava em contato direto com os responsáve­is pelas primeiras respostas ao furacão. “Até agora, tudo bem”, tuitou ele.

Apagão.

Cerca de 250 mil moradores da região afetada pelo Harvey estavam sem energia elétrica ontem. O número, segundo as autoridade­s, ainda subiria. Na noite de sexta-feira, a defesa civil texana pediu paciência aos cidadãos e avisou que algumas regiões poderiam passar até uma semana sem eletricida­de após a passagem do furacão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil