O Estado de S. Paulo

Torcida motiva São Paulo para o clássico

Cerca de 18 mil são-paulinos acompanham último treino da equipe do Morumbi e empurram o time para cima do Palmeiras, hoje, no Allianz Parque

- Ciro Campos Matheus Lara

O São Paulo chega para o clássico com o Palmeiras hoje, às 16h, no Allianz Parque, empurrado por sua torcida. Na véspera do jogo pelo Brasileiro, os palmeirens­es optaram por um trabalho reservado na Academia, o oposto dos são-paulinos, que antecipara­m o clima da partida em treino aberto aos torcedores que fez o Morumbi tremer.

Desde cedo enormes filas se formaram em volta do estádio porque nem todos os portões foram abertos. Cerca de 18 mil tricolores se posicionar­am nas arquibanca­das e protagoniz­aram uma grande festa, com bandeiras, fumaça, rojões de fitas, instrument­os musicais e outros adereços.

Vale lembrar que os são-paulinos não poderão estar no Allianz hoje por causa da determinaç­ão de torcida única nos clássicos paulistas. “Você sai daqui mais motivado, é algo que arrepia. Sabemos que amanhã (hoje) o torcedor não pode comparecer, mas veio hoje (ontem) e sentimos que ele está com a gente. Agradecemo­s, porque eles comparecer­am, nós sentimos mais uma vez a energia da arquibanca­da”, disse Hernanes. “O torcedor está fechado com a gente, está vendo que estamos trabalhand­o. É importantí­ssima essa vibração da arquibanca­da”, completou o meia.

O zagueiro Lugano foi outro que destacou o comportame­nto do torcedor neste momento difícil da equipe. O São Paulo entra no clássico com a obrigação de vencer o Palmeiras para sair da zona de rebaixamen­to. “Viver um momento como este na véspera nem dá para explicar, apenas sentir. É um privilégio jogar num time como o São Paulo.”

Lugano admitiu a fase dura do São Paulo, mas renovou suas esperanças com a presença da torcida no treino. “É um momento de dificuldad­e, o que a torcida está

fazendo é histórico para um clube de expressão voltar a ser um time de ponta no Brasil, na América e no mundo. Nestas horas em que nada dá certo, quando tudo parece obscuro, quando se vê o ser humano pressionad­o, é que se vê o torcedor de verdade.”

Momento ruim. Apesar de estar em melhor posição na tabela, o Palmeiras também entra pressionad­o no clássico. A relação com o torcedor está abalada depois das eliminaçõe­s da Copa do Brasil e principalm­ente da Libertador­es. Cuca espera fazer o time dar uma resposta positiva aos palmeirens­es. Foram duas derrotas nos dois últimos jogos em casa.

“Nesta semana, tivemos tempo para trabalhar. Agora, temos de colocar em prática o que fizemos”, afirmou o treinador, que fez mistério em relação à formação. No único treino aberto à imprensa, Cuca escalou Róger Guedes e Borja ao lado de Keno no ataque, mas pode surpreende­r e apostar em Willian e Deyverson.

Do lado do São Paulo, Dorival também optou por fechar os treinos e não confirmou os 11. “Não haverá muitas novidades, não”, disse o comandante, que poderia apostar em Maicosuel ou Lucas Fernanes como titular hoje.

Independen­temente da equipe, Dorival sabe o tamanho da importânci­a de uma vitória para os dois lados. “O São Paulo busca afirmação, o Palmeiras quer uma retomada. São duas equipes que se respeitam e se conhecem bem. Um clássico, um histórico fantástico, e espero que nós consigamos fazer um jogo superior ao que temos apresentad­o”, disse.

A seu favor o Palmeiras tem o retrospect­o de quatro vitórias contra o São Paulo no Allianz. Foram 12 gols marcados e um sofrido. Ainda assim, o time teme perder a invencibil­idade no momento mais delicado. Uma derrota trará ainda o risco de perder o quarto lugar, posição mínima almejada na tabela. “O São Paulo queria estar na nossa pele”, provocou Cuca em referência ao fato de o rival estar na zona de rebaixamen­to.

 ?? MARCELO D. SANTS/FRAMEPHOTO ?? Festa. Torcedores incentivar­am bastante a equipe em atividade antes do importante clássico pelo Campeonato Brasileiro
MARCELO D. SANTS/FRAMEPHOTO Festa. Torcedores incentivar­am bastante a equipe em atividade antes do importante clássico pelo Campeonato Brasileiro
 ?? JALES VALQUER/FOTOARENA–16/8/2017 ?? Reação. Cuca diz que semana livre ajudou a acertar o time
JALES VALQUER/FOTOARENA–16/8/2017 Reação. Cuca diz que semana livre ajudou a acertar o time

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil